Porto Ferreira trata mais de 707 milhões de litros de esgoto nos dois primeiros meses de 2025

Resultado reforça a eficiência do sistema de esgotamento sanitário no município

Porto Ferreira trata mais de 707 milhões de litros de esgoto nos dois primeiros meses de 2025

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, Porto Ferreira tratou um volume total de 707.672 m³ de esgoto, evitando que 707,6 milhões de litros de efluentes fossem despejados no rio Mogi Guaçu. O volume tratado equivale a 283 piscinas olímpicas, representando um aumento de 5,92% em relação ao mesmo período de 2024.

O desempenho do município contrasta com a realidade nacional e é fruto do trabalho e investimento realizados pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira.

Segundo o "Esgotômetro", ferramenta do Instituto Trata Brasil, o equivalente a aproximadamente 5.253 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento é despejado na natureza diariamente no país.

Além disso, o Ranking do Saneamento 2024, também do Instituto Trata Brasil, aponta que cerca de 32 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água potável, enquanto aproximadamente 90 milhões vivem sem coleta de esgoto. O estudo revela ainda que apenas 56% do esgoto gerado é coletado e 52,2% passam por tratamento adequado.

Com os serviços universalizados, Porto Ferreira se destaca diante do cenário nacional. "O tratamento de esgoto universalizado na cidade é fruto dos investimentos realizados pela BRK. Essa conquista impacta diretamente o cotidiano da população, pois os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças ", explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK na cidade.

A universalização do saneamento básico é essencial para o desenvolvimento sustentável das cidades, reduzindo casos de doenças de veiculação hídrica, promovendo a valorização imobiliária e garantindo mais bem-estar à população. O compromisso da BRK com Porto Ferreira permanece sólido, assegurando que toda a estrutura existente continue operando com eficiência e segurança.

"O saneamento é um dos pilares da saúde pública e da sustentabilidade. Seguimos trabalhando para garantir um sistema eficiente que traga benefícios reais para o meio ambiente e para os moradores de Porto Ferreira", complementa Alex.

Acompanhantes Goianiauniversitariasclub