Cabo-PM do Corpo de Bombeiros alerta sobre golpes e crimes praticados por delinquentes e estelionatários
O uso dos smartphones, que funcionam como verdadeiros computadores móveis, mostra que os golpes também evoluíram na mesma proporção
O Cabo-PM do Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira, Daniel Correa Simões, e mais 52.649 mil pessoas do município sabem que o crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal, tem ganhado visibilidade e notoriedade, principalmente com o avanço da tecnologia. O uso dos smartphones, que funcionam como verdadeiros computadores móveis, mostra que os golpes também evoluíram na mesma proporção.
O crime de estelionato
O famoso crime do artigo 171 do Código Penal consiste basicamente na prática de golpes nos quais o criminoso engana a vítima para obter algum tipo de vantagem, na maioria das vezes em dinheiro. Diferentemente do que pensa a crença popular, a maioria dos golpistas não são assassinos, mas sim pessoas que convivem entre nós. Eles são charmosos, simpáticos, engraçados, envolventes e sempre possuem boas histórias.
Caso de golpe em Porto Ferreira
De acordo com informações extraoficiais, um caso semelhante arrastou um grande número de pessoas para assistir a uma apresentação supostamente realizada pelo Corpo de Bombeiros para crianças em Porto Ferreira. Um cidadão explicou que ficou desconfiado com a cobrança feita pelo material apresentado e achou ainda mais estranho o valor da inscrição para a realização dos cursos oferecidos.
"Este tipo de conduta é golpe", afirmou o Cabo-PM Daniel. "O Corpo de Bombeiros não realiza nenhuma palestra fazendo qualquer tipo de cobrança. As nossas palestras são totalmente gratuitas e eu sou o palestrante oficial do Corpo de Bombeiros na cidade", completou Daniel.
Diferença entre trotes e golpes
Diferente dos trotes, que na maioria das vezes são realizados por delinquentes que acham "divertido" passar trotes e desconhecem que esse tipo de atitude é crime previsto no artigo 340 do Código Penal – cuja pena é detenção de 1 a 6 meses ou multa – os golpistas ou estelionatários, independentemente da camada social ou status, são pessoas que não sentem culpa, empatia ou compaixão. Eles têm plena consciência das consequências de suas ações e sabem a diferença entre certo e errado.
Aplicativo Bombeiros Emergência 193
Para minimizar o número de trotes feitos por delinquentes ao Corpo de Bombeiros e aprimorar o atendimento em casos de emergências, o órgão lançou o aplicativo Bombeiros Emergência 193. Esse modelo complementar de acionamento do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo tem como objetivo salvar vidas, além de proteger o meio ambiente e o patrimônio da sociedade paulista.
O Bombeiros Emergência facilita o acionamento do serviço de emergência transmitindo informações que agilizam a disponibilização de recursos para o atendimento da situação encontrada.
Combate aos golpes e trotes eletrônicos
Para coibir qualquer tipo de prática e combater os golpes ou trotes eletrônicos, o Corpo de Bombeiros tem por salvaguarda a Lei nº 14.155, de 2021, que alterou o Código Penal e criou a figura da Fraude Eletrônica, nos § 2º-A, § 2º-B e § 3º do artigo 171. Também conhecida como Estelionato Digital, essa forma qualificada do crime de estelionato recebe pena mais severa.
Dessa forma, o Cabo-PM Daniel Correa Simões reforça a verdadeira ideologia do Corpo de Bombeiros, uma entidade criada para salvar vidas. Em suas palestras, ele busca mostrar transparência e conscientizar a população sobre as regras e leis que ajustam o relacionamento humano em todos os níveis, garantindo uma convivência mais segura para todos.