Dia Internacional da Mulher: BRK destaca a importância do saneamento básico na vida das brasileiras

Garantir acesso ao saneamento básico é promover dignidade, saúde e oportunidades para milhões de mulheres brasileiras

Dia Internacional da Mulher: BRK destaca a importância do saneamento básico na vida das brasileiras

A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, reforça seu compromisso com a promoção do saneamento básico como ferramenta essencial para a igualdade de gênero e melhoria da qualidade de vida das mulheres no Brasil. Dados do Instituto Trata Brasil revelam que a falta de acesso a serviços de água tratada e esgotamento sanitário afeta diretamente milhões de brasileiras, perpetuando desigualdades e comprometendo saúde, educação e oportunidades econômicas.

Segundo o estudo "O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira", realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a BRK Ambiental, aproximadamente 27 milhões de mulheres no país não têm acesso adequado ao saneamento básico. Além disso, cerca de 2,5 milhões de brasileiras vivem em residências sem banheiro de uso exclusivo, o que impacta negativamente sua saúde e bem-estar.

A ausência desses serviços essenciais também reflete na educação: meninas sem acesso a saneamento adequado apresentam desempenho escolar inferior, com uma média de 46 pontos a menos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em comparação com a média nacional. Essa defasagem educacional limita as oportunidades futuras e contribui para a perpetuação do ciclo de pobreza.

No mercado de trabalho, a falta de saneamento básico adequado resulta em perdas econômicas significativas para as mulheres. Estima-se que a universalização desses serviços poderia gerar um acréscimo médio de R$ 321,03 na renda anual de cada brasileira, além de retirar cerca de 635 mil mulheres da pobreza.

Para Driele Marin, funcionária da BRK em Porto Ferreira, os impactos do saneamento vão muito além da infraestrutura e refletem diretamente na vida das mulheres, influenciando sua saúde, segurança e perspectivas futuras.

"Mulheres sem acesso adequado ao saneamento enfrentam desafios diários que comprometem sua qualidade de vida. Universalizar esses serviços significa reduzir desigualdades e criar um futuro com mais oportunidades para todas", afirma.

Atualmente, Porto Ferreira experimenta impactos positivos dos investimentos efetuados em saneamento básico. Com a totalidade da zona urbana da cidade beneficiada pelo acesso à água tratada, em outubro de 2023 o município progrediu significativamente ao colocar em operação o módulo 3 da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, passando a tratar 100% do esgoto gerado. Além disso, 97,6% da população de Porto Ferreira é atendida com o serviço de coleta de efluentes. Esses avanços têm desempenhado um papel fundamental na redução de diversas doenças de transmissão hídrica.

Acompanhantes Goianiauniversitariasclub