Porto Ferreira fecha 2024 com índice de perdas de água em 28,94%, enquanto a média nacional está em 37,78%

Mais de 1,4 bilhão de litros de água deixaram de ser desperdiçados na cidade desde o início da concessão

Porto Ferreira fecha 2024 com índice de perdas de água em 28,94%, enquanto a média nacional está em 37,78%

O município de Porto Ferreira encerrou 2024 com um índice de perdas de 28,94%. O percentual segue abaixo da média nacional, que chega a 37,78% segundo dados do Instituto Trata Brasil.

O trabalho contínuo da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, garantiu uma significativa economia de água desde o início da concessão. Somente em 2024, 1.405.541 m³ (1,4 bilhão de litros) de água deixaram de ser desperdiçados, volume suficiente para abastecer toda a população de Porto Ferreira (52.649 habitantes, segundo o IBGE) por aproximadamente quatro meses.

Investimentos e principais ações

Para alcançar esse resultado, a BRK investiu cerca de R$ 321 mil em diversas iniciativas que visam reduzir as perdas na distribuição de água tratada. Entre as principais ações realizadas em 2024 estão:

  • Pesquisa de vazamentos: 332 quilômetros foram percorridos para identificar vazamentos não visíveis, sendo que 181 foram reparados;

  • Substituição de redes: 705 metros de tubulação foram substituídos por materiais mais novos e resistentes;

  • Fiscalização de fraudes: 887 vistorias realizadas em hidrômetros, com a constatação de 372 casos de irregularidades;

  • Instalação de equipamentos: três novos macromedidores foram instalados nos bairros Vila Salgueiro, Jardim Salgueiro e Porto Novo, além disso uma nova válvula reguladora de pressão (VRP) foi instalada no Jardim Salgueiro;

  • Troca de hidrômetros: 708 equipamentos substituídos;

Atualmente, o abastecimento de água em Porto Ferreira é setorizado no modelo de Distritos de Medição e Controle (DMC), garantindo uma gestão mais eficiente da distribuição. No último ano, um novo setor foi criado, totalizando assim 5 setores na cidade.

Investimentos e planejamento para 2025

Para 2025, a BRK prevê a continuidade dos serviços de pesquisa e localização de vazamentos invisíveis, ampliação dos programas de substituição de redes e ramais, reforço na fiscalização de fraudes e trocas de hidrômetros. Também estão planejadas melhorias na macromedição e no controle de pressão, com monitoramentos, campanhas de verificação de VRPs e instalação de novas válvulas quando necessário.

"Nosso foco é seguir aprimorando as estratégias para a redução das perdas de água tratada. Cada avanço nesse sentido representa um impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para a segurança hídrica da população de Porto Ferreira", destaca Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Porto Ferreira.

Acompanhantes Goianiauniversitariasclub