Documentário "Newton Prado - O Herói Lemense" lança novo olhar sobre a história do Brasil e de Leme

Com gravações em Leme, interior de São Paulo e na capital do Rio de Janeiro, documentário traz uma análise profunda da trajetória de Newton Sizenando Prado, figura central no movimento tenentista, e sua relevância para a história local e nacional.

Documentário

No dia 1º de dezembro, às 10h, será lançado o documentário "Newton Prado – O Herói Lemense", dirigido e roteirizado pelo historiador João Batista Correa. Com duração de 35 minutos, o projeto explora a vida e o legado de Newton Sizenando Prado, nascido em 1897, em Leme, interior de São Paulo, e figura histórica importante no movimento tenentista brasileiro. O documentário será exibido no Cine Avenida e inclui um bate-papo interativo após a exibição, voltado para todos os que desejam entender melhor o papel de Newton Prado no cenário nacional. O evento terá entrada gratuita.

De acordo com Correa, "o documentário é uma oportunidade de lançar uma visão aprofundada de um momento histórico da história republicana na década de 1920 e trazer à tona novos olhares sobre um momento específico da história do Brasil, a crise da República Velha, por meio da trajetória de um militar que protagonizou um dos episódios mais emblemáticos do movimento tenentista".

A produção conta com filmagens nas cidades de Leme e na capital carioca, no Rio de Janeiro, incluindo cenas no Forte de Copacabana, e entrevistas com especialistas renomados, como Adler Homero Fonseca de Castro, pesquisador e especialista em fortificações militares, Doutor em História Comparada (UFRJ/RJ), mestre em História (UFF/RJ) e graduado em História, o professor Fernando Rodrigues da Silva, doutor em História (UERJ), que abordou sobre o papel político e o contexto militarismo na primeira república. Além da participação dos lemenses, a historiadora Eloisa Elena Carvalho, que explora a história da escola Newton Prado e o contexto político da época, Cibele Helena Arle Melo, diretora do Museu Municipal e de Luiz Simioni Júnior, um dos grandes incentivadores da memória de Newton Prado e o criador da Semana Newton Prado, realizada anualmente em Leme e instituída pela Lei Orgânica do Município, em 2001, por iniciativa do então vereador.

Para além de uma análise histórica, o documentário destaca a relação de Newton Prado com a população de Leme, onde ele é celebrado como um herói até os dias de hoje. Desde o busto erguido em sua homenagem na Praça Rui Barbosa até a criação da Escola Estadual Newton Prado e a instituição da medalha Newton Prado – a maior honraria concedida ao povo lemense –, o legado de Newton Prado permanece vivo na memória coletiva da cidade. "Para o público de Leme, o documentário representa uma oportunidade de valorizar sua história e compreender a relevância de Newton Prado para Leme e para o Brasil", comenta Correa.

A produção conta também com uma trilha sonora original criada pelo músico lemense e maestro da Corporação Musical "Maestro Ângelo Cosentino", Max Eduardo Ferreira, complementada por composições históricas da época em que o busto de Newton Prado foi inaugurado, entre elas a marcha "Newton Prado", do maestro Angelo Cosentino. Além de resgatar gravações de peças executadas durante a homenagem ao busto, tornando a trilha sonora um elo autêntico com a atmosfera da época.

O documentário foi produzido com o apoio da Lei Paulo Gustavo, em parceria com o município de Leme, também traz medidas de acessibilidade, incluindo libras e audiodescrição, com o objetivo de alcançar uma audiência ampla e inclusiva. Após a exibição nos cinemas, ele estará disponível no YouTube nos canais João Correa Historiador e Leme Antiga e Região, prevendo uma estimativa de visualizações entre 5.000 e 7.000 pessoas.

O Movimento Tenentista no Brasil e o contexto local

Correa reforça que o documentário contribui para os estudos sobre o movimento tenentista ao lançar uma nova perspectiva sobre o lemense Newton Prado. "O papel de Prado vai além da cidade de Leme, pois ele contestou a ordem política vigente e foi um dos protagonistas que influenciou a história republicana do Brasil", explica o diretor. Segundo ele, a escolha dos entrevistados foi estratégica: "Selecionamos historiadores e especialistas que trouxessem diferentes aspectos da vida militar e do contexto político, o que enriquece a compreensão do espectador sobre os eventos da época. Para o público de Leme e de todo o país, o documentário "Newton Prado – O Herói Lemense" oferece um retrato único de uma figura local que moldou a história nacional".

"Newton Prado foi um dos protagonistas da revolta militar que deu início ao movimento tenentista no Brasil, desafiando a ordem política estabelecida e impulsionando mudanças profundas no cenário nacional. Ao conhecermos mais sobre sua trajetória, oferecemos aos ouvintes não apenas uma visão detalhada da vida de Prado, mas também uma compreensão ampliada da história do Brasil e da importância de figuras como ele no contexto político e social da época", destaca o historiador lemense e diretor do documentário.


Crédito fotos: Divulgação

Serviço

Exibição do Documentário Newton Prado – O Herói Lemense

Data: 1º de dezembro de 2024

Período: domingo, às 10 horas

Local: Cine Avenida - Av. Joaquim Lopes Aguila, 416 – Centro (Em frente ao Lago Municipal)

Informações:

Instagram: @Lemeantigaeregiao e @historiadorjoaocorrea

Email: [email protected]

Youtube: https://www.youtube.com/@historiadorjoaocorrea e https://www.youtube.com/@lemeantiga

Duração: 35minutos

Gratuito

FICHA TÉCNICA

Direção Executiva: GM Editorial

Direção de Produção: João Batista Correa

Coordenação e Pesquisa Histórica: João Batista Correa

Trilha Sonora: Max Eduardo Ferreira

Sonorização: KNN Produções Musicais

Fotografia e Filmagem: Marcos Zaniboni

Edição Audiovisual: Yago Moreira Cavalcante

Tradutor-intérprete: Doraci Angela Cajahiba Dias

Audiodescritor: Antonio Queiroz

Acompanhantes Goianiauniversitariasclub