Prefeitura abre processo licitatório para dar início à implantação do programa Muralha Paulista
Câmeras de segurança fazem parte de projeto que utiliza inteligência artificial no combate ao crime
Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, iniciou o processo licitatório para a contratação de empresa especializada em instalar no município a primeira fase do projeto Muralha Paulista.
A Muralha Paulista utiliza a inteligência artificial e auxilia as autoridades de Segurança em manter uma vigilância ininterrupta, por meio de videomonitoramento, nas principais vias e regiões do município, principalmente nos trevos de acesso.
Também permite a identificação facial de procurados pela Justiça, propiciando a pronta resposta das autoridades policiais.
As informações e imagens serão captadas e armazenadas na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal e compartilhadas com as Polícias Militar e Civil.
A estimativa de investimento para a implantação completa e manutenção do sistema em Porto Ferreira é de R$ 4,9 milhões, o que será feito gradativamente, de acordo com a expansão das instalações.
O sistema permite também a troca de informações com os demais municípios que possuem o dispositivo.
"Essa ferramenta tecnológica está gerando excelentes resultados no combate ao crime nas cidades que implantaram e Porto Ferreira fará parte desse seleto grupo", disse o secretário de Segurança, coronel Valdemir Guimarães Dias.
No mês de maio, o prefeito Rômulo Ripa e o secretário iniciaram as tratativas com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e com o deputado estadual Major Mecca, que enviou uma emenda no valor de R$ 300 mil para o início da instalação.
"Essa é mais uma grande conquista de Porto Ferreira em prol da segurança pública, que se alia a outros avanços, como o aumento do efetivo da GCM, a compra de equipamentos, a nova sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade, o programa Porto Iluminada, entre outros", destacou o prefeito Rômulo Rippa.
Sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Porto Ferreira