Dengue: Porto Ferreira registra 6 casos nos primeiros dias de outubro e total do ano vai a 2,8 mil

Notificações caíram a partir de julho, mas retorno das chuvas causa preocupação

Dengue: Porto Ferreira registra 6 casos nos primeiros dias de outubro e total do ano vai a 2,8 mil

Dados atualizados sobre os casos de dengue até a última sexta-feira (04/10), pela Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, mostram que Porto Ferreira confirmou até então 2,8 mil casos de dengue no ano. As notificações, porém, continuam diminuindo.

Até agora, o mês de maio foi o que teve maior número de positivos, com 1.035, seguido do mês de abril, com 588, e junho, com 587. Em julho os positivos começaram a cair, para 199. Em agosto foram 66. Em setembro, até o último relatório, eram 19 casos confirmados. E, nos primeiros quatro dias de outubro, foram 6 positivos. Havia ainda duas suspeitas aguardando resultado.

Também foram registradas duas mortes por dengue este ano, nos meses de março e maio, e um caso de chikungunya, em março.

A Seção de Controle de Vetores alerta para o retorno do período com chuvas e reforça que é preciso que cada um continue o trabalho preventivo para eliminar possíveis criadouros do mosquito, mesmo com a diminuição das notificações. A principal medida é eliminar água parada.

Os principais sintomas sugestivos de dengue são febre, dores de cabeça, no corpo, em articulações e atrás dos olhos, fraqueza e falta de apetite. Caso apresente alguns deles, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A orientação é tomar bastante líquido e evitar uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS).

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado, que transmite não só a dengue, mas também a chikungunya, zika e febre amarela.

Release 534-2024 - dengue out 4


Acompanhantes Goianiauniversitariasclub