BRK conclui a substituição de comportas da captação de água bruta em Porto Ferreira nesta quinta (12)
Novos equipamentos ampliam a segurança operacional do sistema de bombas instalado no rio Mogi Guaçu, manancial que abastece o município
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, finaliza nesta quinta-feira (12) as obras para a instalação de duas novas comportas na captação de água bruta do município. Elas são responsáveis pela abertura e fechamento de um canal que capta o volume de água para a operação das bombas localizadas no rio Mogi Guaçu. Os novos equipamentos ampliam a segurança operacional do sistema de tratamento e abastecimento do município.
Durante as obras realizadas na captação de água foram removidas as comportas anteriores e realizado o desassoreamento do canal, antes que os novos equipamentos fossem instalados.
O funcionamento das comportas é de grande importância para a operação na captação de água bruta porque elas atuam aumentando o nível no poço de sucção e melhorando a vazão de água bruta captada, além de permitir total fechamento do canal quando há necessidade de manutenções preventivas. A expectativa é que as novas comportas, fabricadas em aço inox, possam fazer o controle da vazão de água no canal de forma mais eficiente e segura.
Em meio à intervenção, não houve qualquer interferência no abastecimento de água tratada em Porto Ferreira. Para isso, a concessionária instalou uma bomba extra que atuou de forma emergencial para garantir o envio do mesmo volume de água à Estação de Tratamento de Água (ETA) Osvaldo da Cunha Leme no período.
"A BRK trabalha sempre com o objetivo de aumentar a segurança operacional do sistema. Neste caso, com a substituição das comportas, a proposta é assegurar que a captação de água bruta continue operando da forma mais eficaz possível, seja em períodos de estiagem como o que ocorre agora, seja em tempos de cheia do rio Mogi", destaca Alex Zampieri, gerente de operações da BRK.