Roku finalmente chega ao Brasil, mas embutido em TVs da AOC

Roku finalmente chega ao Brasil, mas embutido em TVs da AOC

A Roku está pertinho de chegar ao mercado brasileiro. Em evento realizado na manhã desta terça-feira (21) em São Paulo, a plataforma de streaming confirmou que estará disponível no Brasil a partir desta quarta-feira, dia 22 de janeiro. O problema é que o lançamento não acontece do jeito que a muita gente esperava.

Em vez do set-top box conhecido em todo o mundo, o Roku virá embutido em TVs fabricados em parceria com a AOC. Ao todo são dois modelos: um de 32 polegadas e resolução HD (720p) que custa R$ 1.200 e outro de Full HD (1080p) de 43 polegadas que chega às lojas custando R$ 1.600.

Efetivamente, o Roku não tem nenhuma participação na fabricação dos televisores, cuja manufatura e distribuição ficará inteiramente sob a responsabilidade da AOC. Todavia, para esta nova dupla de aparelhos, a marca escolheu embarcar o Roku OS como seu sistema operacional, marcando a primeira "aparição" da plataforma no Brasil.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Plataforma estreia no Brasil em parceria com a AOC: novos televisores da marca trarão Roku OS embutido de fábrica (Imagem: Divulgação)

As vendas começarão nesta quarta-feira (22) exclusivamente online pelas lojas de grandes varejistas, como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra. A partir de fevereiro é que os consumidores poderão ver os televisores com o Roku embutido em lojas físicas.

Nos EUA, a empresa é conhecida por ser concorrente direta do Chromecast e outros set-top boxes, ou seja, produtos que adicionam características "smart" a televisores comuns. Entretanto, essa parte dos negócios da Roku não deve chegar aqui tão cedo, já que a empresa não revelou qualquer plano de trazer o aparelho para o nosso mercado.

Roku é mais conhecida nos EUA por sua oferta de set top boxes e competição com o Chromecast, mas linha de aparelhos inteligentes da empresa não deve chegar no Brasil neste primeiro momento

A Roku, porém, terá de brigar pela atenção do consumidor, haja vista que o preço dos televisores da AOC, ainda que competitivo para o bolso, não necessariamente se traduz em tecnologia de ponta: é possível encontrar modelos de marcas já consagradas no setor nacional pelo mesmo preço, mas com mais recursos, como conectividade smart de fábrica ou resolução 4K. Ademais, uma breve busca em qualquer varejista nos EUA mostra que o Roku está presente em TVs mais avançadoa, incluindo Smart TVs com resolução 4K e 65 polegadas, entre outras opções, ao passo que, no Brasil, chegarão apenas os modelos de base.

A companhia, entretanto, afirma que seu foco é outro: em vez de focar apenas na qualidade de imagem, a principal preocupação da marca é o seu software, fácil de usar e que sempre pode receber atualizações de sistema e novas ofertas de conteúdo.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: