Dengue: Porto Ferreira se aproxima de 2,7 mil casos no ano; notificações diminuem

Mês de maio foi o que registrou maior número de casos até agora, com 986

Dengue: Porto Ferreira se aproxima de 2,7 mil casos no ano; notificações diminuem

Dados atualizados sexta-feira (02/08) pela Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde mostram que Porto Ferreira confirmou até então 2.655 casos de dengue no ano. As notificações, porém, estão diminuindo.

Até agora, o mês de maio foi o que teve maior número de positivos, com 986, seguido do mês de junho, com 593, e abril, com 586. Em julho, até agora, foram 183 casos. E, em agosto, apenas dois. Na última sexta-feira havia poucas suspeitas aguardando resultado.

Também foram registradas duas mortes por dengue este ano, nos meses de março e maio, e um caso de chikungunya, em março.

A Seção de Controle de Vetores reforça que é preciso que cada um continue o trabalho preventivo para eliminar possíveis criadouros do mosquito, mesmo com a diminuição das notificações. A principal medida é eliminar água parada.

Os principais sintomas sugestivos de dengue são febre, dores de cabeça, no corpo, em articulações e atrás dos olhos, fraqueza e falta de apetite. Caso apresente alguns deles, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A orientação é tomar bastante líquido e evitar uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS).

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado, que transmite não só a dengue, mas também a chikungunya, zika e febre amarela.

Vacinação tem baixa adesão

Desde o dia 17 junho teve início em Porto Ferreira a vacinação contra a dengue. Nesta etapa, o imunizante está sendo destinado a jovens entre 10 e 14 anos de idade e o esquema vacinal é composto de duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas, sendo que para se vacinar a criança ou adolescente não pode ter tido a doença nos últimos 6 meses.

As Unidades de Saúde que fazem a aplicação são: Unidade da Criança (Centro), Alto da Serra D"água, Paschoal Salzano, Anésia e Cristo Redentor.

A Secretaria do Estado da Saúde (SES) enviou 788 doses para o município, suficiente para atingir 25% do público desta faixa etária. Até ontem (25/06) apenas 115 doses foram aplicadas (3,65% de cobertura).

Informações: Unidade da Criança – telefone (19) 3585-1634.

Acompanhantes Goianiauniversitariasclub