Novo Parque Esportivo é inaugurado com homenagens; confira horários de funcionamento
Com mais de R$ 4 milhões investidos, espaço reúne equipamentos diversos para práticas esportivas e de lazer
Com grande público, nesta quinta-feira (01/08) o prefeito Rômulo Rippa inaugurou o novo Parque Esportivo localizado ao lado da ponte sobre o córrego Santa Rosa e anel viário, na Região Sudeste, complementando um processo de transformação daquela região e ampliando a oferta de espaços públicos para práticas esportivas e de lazer.
Quatro equipamentos do local receberam nomes de desportistas ferreirenses, como forma de homenageá-los. São eles:
- Evaine Mário Vinhais (Charlie): pista de skate.
- Jaciane Elisabete Bendande: quadra de vôlei de areia.
- José Eduardo Dias (Du Dias): campo de futebol.
- Sérgio de Moraes Martins (Serginho Martins): quadra poliesportiva.
O local ainda possui pista de caminhada, quadra de beach tennis, dois espaços pet, academia ao ar livre, academia adaptada e playground.
Com mais de R$ 4 milhões em investimentos, o horário de funcionamento será o seguinte:
- De segunda a sexta-feira: das 6h às 22h.
- Sábados, domingos e feriados: das 6h às 20h.
Além do prefeito Rômulo Rippa, o local de destaque da cerimônia de abertura contou também com a presença dos secretários Ralf Buriti (Esportes e Lazer) e Evandro Junio Teixeira (Obras e Desenvolvimento Urbano), além de muitos familiares dos homenageados. Também presentes outros secretários municipais, servidores, professores de Educação Física, alunos das escolinhas esportivas e população em geral.
Veja a seguir as biografias dos homenageados, que foram gravadas em placas que serão afixadas juntamente a cada equipamento, para que todos saibam um pouco mais sobre a vida dessas importantes personalidades do esporte ferreirense.
Evaine Mário Vinhais (Charlie)
Mais conhecido como Charlie, nasceu em 7 de outubro de 1978 na cidade de Caconde (SP), filho de Mário Vinhais e Ivonete Vinhais, irmão de Marcelo e Edilene. Sua família veio a morar em Porto Ferreira, em dezembro de 1979.
Corinthiano apaixonado, sonhava em ser jogador de futebol, e desde muito criança atuava pelo Porto Ferreira Futebol Clube, onde através do esporte formou eternas e duradouras amizades. Foi ali que um simples apelido, uma brincadeira de criança, se tornaria parte da vida de um garoto, tão forte ou até maior que o seu próprio nome.
Charlie Brown, fiel amigo do Snoopy e rodeado de amigos, veio daí a inspiração. Com o passar do tempo, as responsabilidades e os trabalhos fizeram com que os terrões da época e os gramados do PFFC ficassem apenas na televisão, começando aí uma nova paixão, os skates.
Charlie sempre foi uma pessoa muito intensa, amizade pra ele era coisa séria, fiel, alegre, engraçado e divertido, aventureiro, radical e de personalidade forte, ele sempre foi rodeado por muitos amigos.
E nessas horas que as histórias se misturam, e o acaso deixa dúvidas. Charlie já não é mais apelido, se tornou identidade, a turminha já não é apenas uma, são várias, e entre elas a "Turma do Banquinho" e a Loja Adrenalina.
Ao som do bom e velho rock'n'roll, sempre reunido com amigos, Charlie desfrutava de suas paixões, a música, os bate-papos, motocicletas, o skate e longboard.
Aos 23 anos, se transformou em um paizão. Vinícius Vinhais, hoje com 22 anos, é o seu primeiro e único filho. Infelizmente, não teve a oportunidade de crescer, conviver e realmente conhecer o paizão e amigo Charlie.
13 de novembro de 2003, um lindo sábado à tarde, Charlie e alguns amigos se reúnem e vão andar de skate e longboard. Aos 25 anos, devido a um traumatismo craniano, causado por uma queda enquanto praticava o que mais gostava de fazer, Charlie nos deixou.
Aquela presença notória não temos mais, mas Charlie vive em cada um que o conheceu, nos deixou o legado do amor incondicional à vida, com muita simplicidade, força, amizade, determinação e muito amor.
Jaciane Elisabete Bendande
Filha de Augusto José Bendande e Vanda Elisabeth Mafra Bendande, nasceu em 12 de junho de 1971, na cidade de Mauá (SP).
Embora nascida na Grande São Paulo, a família retornou para Porto Ferreira, cidade natal de seus pais. Aqui, estudou na antiga escola José Gonso e, em seguida, concluiu o magistério na escola Dr. Djalma Forjaz.
Graduou-se em Educação Física na Fundação Educacional de São Carlos (turma de 1994). Pós-Graduada em Personal Training (2000) e Método Pilates (2011).
Foi casada com José Rogério Gusson, e desta união foi gerada sua filha Joana Bendande Gusson.
Após trabalhar na Prefeitura local, lecionou também nos três clubes da cidade, onde no ano de 1997 teve seu sonho realizado, abrindo seu próprio negócio, uma academia voltada exclusivamente ao público feminino, denominada Academia Feminina Vital Terapia.
Seu exemplo, dedicação e amor ao próximo emolduraram sua vida, sempre incentivando a prática esportiva e os bons hábitos.
Jaciane deixou o nosso convívio em 18 de novembro de 2023, após dois anos de luta contra o câncer. Durante este período, com muita vontade de vencer e bom astral, orientava e incentivava a todos a nunca desistir.
José Eduardo Dias (Du Dias)
Nascido em 22 de fevereiro de 1971, filho de Nilda e Nelson Dias, irmão de Cláudia. Jogou futebol desde os 8 anos e aos 17 anos, já na Sociedade Esportiva Palmeirinha, de Porto Ferreira, profissionalizou-se.
Sendo destaque em um jogo entre o Palmeirinha e o Corinthians, foi contratado pelo Independente de Limeira, iniciando sua carreira fora de Porto Ferreira.
Ao longo dessa carreira, passou pelo Bayer de Verdengen, da Alemanha, Guararani de Sobral (CE), Ferroviário de Fortaleza (CE), e o tradicional Juventus, em São Paulo, onde encerrou suas atividades como atleta profissional, devido a uma lesão.
Sem abandonar o esporte, sua grande paixão, voltou aos estudos, formando-se em Educação Física pela Faculdade de São José do Rio Pardo. Iniciou então sua carreira de professor no Clube de Campo das Figueiras como treinador de futebol e, mais tarde, professor de academia.
Sempre com a mente à frente muitos contatos no mundo do futebol, levou equipes da garotada para dois torneios internacionais, na Grécia e no Chile, onde foram campeões e vice em duas categorias da Santiago Cup.
Ainda no universo do futebol, promoveu a Dias Cup, torneio juvenil com várias edições em cidades como Sorocaba, Araras, Descalvado, Santa Rita, Araraquara e Gavião Peixoto.
Além disso, com especialização em Fisiologia do Exercício, montou avaliações físicas e treinos especializados para melhor orientar seus alunos, tanto na parte da saúde quanto para atletas de alto rendimento.
Casado com Renata Vanim, são pais de Alice e Diogo.
O Du foi uma pessoa que unia família e amigos ao seu redor, com alegria e às vezes até sendo duro quando precisava, mas sempre com sensibilidade para atender a necessidade dos filhos, esposa, irmã, cunhados, sobrinhos e amigos, transmitindo todo o amor e carinho que tinha em seu coração.
Um espírito irriquieto, guerreiro, com muita fé, lutou com a vida. Amava o esporte, família e amigos maravilhosos que fez em vida. Faleceu em 7 de maio de 2024, aos 53 anos.
Sérgio de Moraes Martins (Serginho Martins)
Nasceu em 28 de fevereiro de 1965, na cidade de São Paulo. Filho de Antonio Martins e Pedrina Zadra Moraes Martins, cresceu ao lado de seus irmãos, Décio e Renato. Desde cedo, mostrou um grande interesse pelo esporte e pela educação, paixões que viriam a moldar toda a sua vida e carreira.
Sérgio iniciou sua trajetória acadêmica cursando licenciatura plena em Educação Física na Universidade da Associação de Ensino de Ribeirão Preto (Unaerp), onde se formou em 1985. No ano seguinte, obteve o certificado de aprovação no concurso público para o cargo de professor de Educação Física. Em julho de 1987, começou a lecionar nas escolas estaduais, passando por instituições como as escolas Washington Luiz, Pedrina Pires Zadra e Dr. Djalma Forjaz, em Porto Ferreira.
Atuou como professor de Educação Física no Centro Educacional Sesi 334, de fevereiro de 1987 a dezembro de 2005, e como professor de musculação na Sociedade Cultural de Porto Ferreira, em 1987. Em 1989, trabalhou como preparador físico do Grêmio Nestlé.
Entre março de 1996 e dezembro de 1999, foi assistente técnico pedagógico e coordenador de Esportes da Delegacia de Ensino Professor João Teixeira, em Porto Ferreira. Nesse período, em 1999, casou-se com Ana Silvia de Oliveira, com quem teve seu único filho, Otto Oliveira Martins.
Sérgio continuou a aprimorar sua formação, obtendo licenciatura plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, em 2004. Em janeiro de 2005, assumiu o cargo de chefe da Seção Municipal de Esportes de Porto Ferreira, posição que ocupou até abril de 2008. Nesse papel, Sérgio não apenas promoveu o desenvolvimento esportivo, mas também trabalhou para integrar o esporte como uma ferramenta de transformação social.
Na política, Sérgio foi eleito vereador à Câmara Municipal de Porto Ferreira nas eleições de 2008 e reeleito posteriormente. Durante seu mandato, destacou-se como presidente da Comissão de Justiça, Redação e liderança do governo.
Seu trabalho foi reconhecido com diversas honrarias, incluindo o certificado de Mérito Esportivo na Categoria "Incentivador", em 2009, e a Medalha de Mérito Esportivo na Categoria "Personalidade", em 2010.
Em 2016, Sérgio assumiu o cargo de diretor escolar na Escola Estadual Dr. Djalma Forjaz, continuando sua dedicação ao magistério e às questões sociais e culturais até o fim de sua vida.
Sérgio de Moraes Martins faleceu em 16 de março de 2023, na cidade de Ribeirão Preto, vítima de choque cardiogênico. Seu falecimento foi precoce, mas seu legado de amor pelo ensino, dedicação ao esporte e serviço à comunidade continuará vivo por meio de suas contribuições significativas para a educação e o esporte em Porto Ferreira. Foi um homem de grande coração, cuja vida foi marcada pelo compromisso com o bem-estar dos outros e pela paixão por tudo o que fazia. Sérgio será sempre lembrado com carinho e respeito por todos que tiveram a honra de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado.