Festa na Roça resgata cultura e gastronomia do interior de São Paulo

Projeto irá acontecer em formato de teatro e oficina em 20 cidades do Estado, incluindo Porto Ferreira, de forma gratuita

Festa na Roça resgata cultura e gastronomia do interior de São Paulo

No próximo dia 12 de julho (sexta-feira), a cidade de Porto Ferreira recebe o evento "Festa na Roça - Cultura e Gastronomia", um projeto que promete resgatar e celebrar os encantos da vida caipira em toda a sua essência. Com uma proposta que une teatro e gastronomia, essa iniciativa percorrerá 20 cidades do Estado de São Paulo, levando consigo o brilho e a autenticidade das tradições do interior.

O coração do projeto é uma adaptação teatral da comédia de Shakespeare, "Sonho de Uma Noite de Verão", que ganha uma roupagem caipira sob o título "Sonho de uma Noite de São João", com autoria de Gustavo Libanori e direção de Dirceu de Carvalho. Ambientado em uma fictícia cidade do interior paulista durante as festividades de São João, o espetáculo, formado por um elenco de 11 artistas, promete uma jornada hilariante e cheia de peripécias, centrada no casamento de Isadora Mata-Valles e nas confusões familiares que se desenrolam em torno desse evento tão especial.

Mas as atividades não param por aí. As oficinas gastronômicas, intituladas "Panela Caipira", serão conduzidas pela renomada chef de cozinha Juliana Lopes. Com vasta experiência na culinária típica do interior paulista, Juliana guiará os participantes em uma imersão de sabores e tradições, explorando ingredientes como café, milho, amendoim, entre outros. As oficinas, gratuitas, terão duração de duas horas e capacidade para até 40 alunos por turma, proporcionando uma experiência única e saborosa.

Esse projeto é realizado pela Mercúrio Cultural, por meio do Programa de Ação Cultural - ProAc ICMS, com patrocínio da Vitarella, além do apoio da Enter Projetos e Secretaria de Cultura de Porto Ferreira.

Sinopse do espetáculo

Essa divertida comédia é uma adaptação de "Sonho de Uma Noite de Verão", de William Shakespeare, que se passa na época das festas juninas em Pouso Belo, uma cidade fictícia do interior paulista. Isadora Mata-Valles, a filha do grande fazendeiro Osvaldo Mata-Valles, planeja seu casamento, enquanto sua irmã mais nova, quer fugir da cidade com o namorado, primo de seu futuro cunhado. A mãe delas suplica aos Santos Juninos, que descem até a cidade e, disfarçados, tentam ajudar mas acabam causando ainda mais confusão.

FICHA TÉCNICA:

Autor: Gustavo Libanori

Direção: Dirceu de Carvalho

Assistente de direção: Bruno Ferian

Elenco: Amanda Anequini, Ana Carolina Madrigrano, Gabriel Lujan, Kaique Marinho, Lucas Caparrós, Lucas Metropolo, Marina Branco, Pedro Torrezan, Rafael D"Alessandro, Rita Oliveira e Rodrigo Lopes

Cenografia, figurino e adereços: Priscila Soares

Modelista e costura: Samantha Macedo e Pablo Azevedo

Direção musical: Dri Barea

Iluminação: Vinicius Hideki

Visagismo: Matheus Paulella

Operador de som: Marcos Pereira

Operador de luz: Vinicius Hideki

Contrarregras: Giovana Campanharo e Iuri Lupetti

Fotografia estúdio: Juliana Hilal

Fotografia still: Yasmin Oliveira

Chef de cozinha: Juliana Lopes

Assistente de produção (oficina): Lya Bueno

Músicos: Dri Barea e Gui Silveira

Estúdio: Dri Barea Art Studio

Locução: Rapha D'Lire

Design gráfico: Leonardo Ferrari

Coordenação geral: Bruno Ferian

Produção executiva: Rodrigo Lopes

Coordenação artística: Marina Branco

Assistente de produção: Ana Káthia Guerra

Classificação indicativa: livre

Duração: 110 minutos

Serviço:

Festa na Roça - Cultura e Gastronomia

Data: Sexta-feira - 12 de julho

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal de Porto Ferreira - Rua São Sebastião, 324 - Centro

Ingressos: Ingressos distribuídos 1h antes do início da sessão na bilheteria do teatro

Oficina:

Masterclass Gastronômica

Data: Sexta-feira - 12 de julho

Horário: 14h às 16h

Local: Secretaria de Cultura de Porto Ferreira - Rua Dona Balbina, 769, 2º andar - Centro

Inscrições: https://forms.gle/zaEydPnD5YKpJ5TT9

Sobre a Mercúrio Cultural

A Mercúrio Cultural surgiu da vontade de darmos vida as nossas ideias artísticas, coloca-las em prática e leva-las para os mais diferentes públicos nos mais diversos lugares onde nossas asas puderem nos levar.

Sediada na capital paulista e na cidade de Campinas, a Mercúrio Cultural atua desde 2014, na produção de espetáculos teatrais adultos e infantis, elaboração e produção de projetos via leis de incentivo e editais, oficinas de formação, festivais culturais, entre outros, dialogando com excelentes profissionais e com foco na democratização de acesso à cultura e formação de plateia.

Fundada pelo ator e publicitário Bruno Ferian, atualmente nosso time é formado por Rodrigo Lopes, ator e produtor, e Marina Branco, atriz e pedagoga, todos com atuação no mercado artístico há mais de quinze anos.

Em dez anos de atividades, foram realizadas turnês em diversas cidades do Brasil, além de temporadas na capital paulista, levando a arte teatral para mais de 250 mil espectadores. Tudo isso só foi possível graças ao apoio e patrocínio de empresas que acreditam em nosso trabalho e no poder de transformação social que a cultura exerce.

Saiba mais sobre a produtora no site www.mercuriocultural.com.br ou pelas redes sociais no Facebook (www.facebook.com/mercuriocultural) e Instagram (www.instagram.com/mercuriocultural).


Acompanhantes Goiania