BRK inicia implantação de nova rede para tratar resíduos da Estação de Tratamento de Água de Porto Ferreira

Tubulação vai conduzir o lodo produzido nos processos de produção de água na ETA até a ETE Fazendinha para ser devidamente tratado e devolvido ao meio ambiente em condições ideais

BRK inicia implantação de nova rede para tratar resíduos da Estação de Tratamento de Água de Porto Ferreira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, iniciou nesta segunda-feira (10/06) as obras de implantação de uma nova tubulação para o transporte dos resíduos resultantes dos processos operacionais da Estação de Tratamento de Água (ETA) Oswaldo da Cunha Leme até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha. A nova rede ligará as duas unidades operacionais e permitirá que o lodo proveniente do processo de tratamento de água seja devidamente tratado antes de retornar ao meio ambiente.

Em mais uma ação de modernização do sistema de saneamento do município, que terá investimentos de R$ 3,5 milhões, a nova tubulação será implantada por Método Não Destrutivo (MND), ou seja, que não requer a abertura de valas em toda a via. Isso proporciona ainda mais segurança e minimiza os transtornos a motoristas e pedestres que circularem pelas ruas Daniel O. Carvalho e Comendador Agostinho Prada, no Centro, pelas quais a nova rede passará.

Os trechos de rua onde estiverem concentradas as ações permanecerão interditado para o trânsito e devidamente sinalizado, mas com acesso permitido aos pedestres. A previsão é que o tráfego de veículos seja liberado sempre aos finais de tarde, quando os serviços estiverem concluídos.

Ao todo, a nova rede vai percorrer um trecho de 1,4 quilômetro, que se inicia na ETA e termina em uma área verde localizada logo após a travessia da Avenida Engenheiro Nicolau Forjaz, de onde seguirá por uma tubulação já existente até a ETE Fazendinha Os trabalhos serão realizados de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e nas sextas-feiras das 7h às 16h.

A estimativa é que toda a obra seja concluída em até 90 dias. Contudo, o prazo pode ser antecipado ou estendido a depender das condições climáticas.

O que são os resíduos da ETA?

O lodo que será transportado pela nova rede é formado a partir da lavagem dos filtros e da limpeza dos decantadores, processo utilizado para o tratamento da água bruta captada no rio Mogi Guaçu para a produção da água tratada que é distribuída no sistema público municipal, de acordo com os padrões de potabilidade exigidos.

O resíduo formado nessas duas etapas será então misturado em um tanque de equalização dentro da própria ETA e, depois, enviado até uma caixa de passagem que será construída no cruzamento das ruas Daniel O. Carvalho e Comendador Agostinho Prada. A partir daí, o lodo seguirá por gravidade até a ETE Fazendinha.

Dúvidas? A BRK mantém um canal direto com o cliente

A BRK mantém seus canais de atendimento ao cliente disponíveis para informações sobre a obra de melhoria, por meio do telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas, e pelo WhatsApp (11) 9 9991-0001, que pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Todo o andamento da obra também pode ser acompanhado pelas redes sociais da BRK.

Acompanhantes Goianiauniversitariasclub