Paróquias da Diocese de Limeira celebram Corpus Christi nesta quinta-feira, 30 de maio

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é uma celebração que tem raízes profundas na piedade do povo cristão

Paróquias da Diocese de Limeira celebram Corpus Christi nesta quinta-feira, 30 de maio

Milhares de fiéis são esperados nas paróquias e comunidades dos 16 municípios que formam a Diocese de Limeira, para a Celebração da Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor (Corpus Christi), nesta quinta-feira, 30 de maio.

Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira, presidirá a Missa de Corpus Christi, às 8h30, no Ginásio Nelson Ruegger, em Araras. Após a missa, que terá a participação de todas as paróquias da cidade, acontece a procissão com o Santíssimo Sacramento, saindo do ginásio e indo até a Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, onde ocorre a benção com o Santíssimo.

Em toda diocese, várias paróquias devem confeccionar o tapete onde passará a procissão com Jesus Eucarístico, um trabalho que conta com o empenho de centenas de voluntários que passam a madrugada enfeitando diferentes trajetos.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é uma celebração que tem raízes profundas na piedade do povo cristão. Surgiu como resultado da devoção eucarística, iniciada na França e na Bélgica, e que, do século XII em diante, se desenvolveu acentuando particularmente a presença real de Cristo no sacramento. A celebração de Corpus Christi acontece na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, a qual acontece no domingo depois de Pentecostes.

A confecção do tapete para a solenidade de Corpus Christi é uma tradição iniciada, segundo historiadores, em Portugal e difundida no Brasil por seus colonizadores. Consiste na elaboração de cenas e representações bíblicas e da fé católica com uso de materiais como serragem, sal, borra de café, areia e outros mais. Seu sentido é de honrar a devoção à Santíssima Eucaristia, homenageando Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em Porto Ferreira, serão celebradas 4 missas. Na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, às 07 horas, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida será às 08 horas, com transmissão pela Rádio Comunidade FM, o Santuário São Sebastião na Solenidade de Corpus Christi, a Missa será às 08h30, e às 10 horas na Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística.

Acompanhantes Goiania