Conheça por dentro o exótico criatório de galinhas ornamentais de fama internacional localizado em Porto Ferreira

O trabalho do produtor ferreirense chama a atenção e desperta a curiosidade pelo ramo específico em que atua

Conheça por dentro o exótico criatório de galinhas ornamentais de fama internacional localizado em Porto Ferreira

O produtor rural Mário Salviato possui na cidade de Porto Ferreira o maior criatório de galinhas de raças puras do país e está entre uma das maiores coleções do mundo. Mas vale destacar que essas galinhas não são aves comuns, são galinhas de produção, exóticas e ornamentais. O termo que remonta a ideia de decoração faz jus a beleza das aves exóticas e é um ramo muito específico dentro da avicultura, que preza justamente pela diversidade e raridade das aves.

Em seu criatório, Mário conta com mais de 7 mil galinhas de mais 200 variedades diferentes, oriundas dos cinco continentes, entre outros. A renda das granjas consiste principalmente na venda dos ovos e na comercialização das aves para produtores de todas as regiões do país, interessados na diversidade das aves, pela raridade, alta produção e beleza.

O trabalho do produtor ferreirense chama a atenção e desperta a curiosidade pelo ramo específico em que atua. Seu criatório já foi tema de dezenas de reportagens e programas de televisão, como por exemplo o portal de notícias Uol, Domingo Espetacular, o programa global Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, o programa Operação Mesquita do apresentador Otávio Mesquita no SBT e por várias vezes sua trajetória foi contada no Globo Rural, entre muitas outras participações no rádio, na televisão, em revistas e na internet.

Além do interesse midiático, o Criatório localizado em Porto Ferreira chama a atenção também de instituições renomadas de ensino, como a Universidade de São Paulo, a USP, a UNESP e até mesmo de fora do país, como a Universidade de Delaware, da cidade de Newark, Estado de Delaware, nos Estados Unidos.

A história do criatório está diretamente ligada com a vida de seu fundador, Mário Salviato, que por sua vez iniciou suas atividades no ramo de criação de galinhas de raça pura para comercialização no ano de 2004. Na verdade, a ideia já vinha desde a infância, pois já possuía em sua propriedade algumas raças, as quais já nutria com muito interesse e paixão, concretizando esse ideal hoje.


Paixão de berço ou de poleiro?

Filho de pequenos agricultores e de família humilde, o produtor rural Mário Irineu Salviato nasceu no Hospital Dona Balbina "pelas mãos do Neif João" e se tornou um dos principais nomes da avicultura brasileira, sendo um dos pioneiros no país na área da criação de galinhas de raça pura. "Eu sou um sonhador".

Mário conta como sua paixão de infância pelas aves, aos poucos, ou melhor, de grão em grão, se transformou em sua profissão. Tudo começou quando, por volta dos 13 anos de idade, assistiu a uma entrevista no Globo Rural sobre um criatório de galinhas na cidade de Ribeirão Preto. De tanto insistir seus pais o levaram para conhecer o local, que o encantou profundamente. "Voltei de lá apaixonado, lá defini o que queria para minha vida, pensei. Achava muito interessante essa questão das aves e fui seguindo essa linha".

Mário cresceu e se tornou produtor rural, seguindo os passos da família, manteve a avicultura como hobby até o ano de 2004, quando tudo mudou. No ano de 2010, Mário concedeu uma entrevista a um site de notícias local para a produção de uma matéria sobre o criatório. A exótica reportagem chegou até a EPTV, afiliada da Rede Globo. "Vieram fazer a entrevista e conhecer a criação que eu já tinha como hobby; daí pra frente foi para o Globo Rural, e nós fizemos diversas outras entrevistas, foi uma mudança na minha trajetória".

Porto de Galinhas é aqui

A partir daí, o Criatório Mário Salviato Ovos Férteis não parou mais de crescer. Ganhou repercussão na mídia impressa, televisiva e agora, mais recentemente, se tornou fenômeno nas redes sociais, como o Instagram, que aglutina uma legião de seguidores de todos os cantos do planeta, interessados pela beleza exótica das aves que possui. A empresa se tornou referência e modelo para empreendedores do ramo, estabeleceu parcerias com instituições de ensino e filantrópicas e levou o nome de Porto Ferreira para o mundo.

O criatório situado no sítio Barreiro, recebe periodicamente visitas de pesquisadores e estudantes, atraídos pela grande diversidade de espécies que existem no local. Mário conta que já recebeu na propriedade, que considera um "paiol genético", cientistas da África do Sul e dos Estados Unidos. "Foi um grande sonho realizado, esse hobby virou profissão, ganhou reconhecimento. O que me dá muito orgulho é poder levar o nome da nossa cidade, não só para as fronteiras aqui do Porto, mas do país todo e mundo a fora".

Hoje, com mais de 7 mil aves e mais 200 variedades, o criatório ferreirense é um dos maiores e mais respeitados do Brasil. O criatório fornece sua genética (ovos galados) para todo o país, atendendo todas as cidades que possuem serviço de correios. "Trata-se de um trabalho sério, que busca sempre o maior conhecimento em todos os tipos de raças. Que implanta a prática do bem-estar das aves, tudo para o alcance de uma maior produtividade e qualidade das aves de sua produção. Hoje podemos considerar um trabalho completo já que equacionamos todo o sistema sem deixar lacunas, partindo da genética, manejo, alimentação, reprodução, saúde, pesquisa e questões sociais".

Produtor Rural, Protetor Rural

Com tantas variedades de aves, o Criatório Mario Salviato se tornou uma referência, não apenas do ponto de vista comercial, mas também para a ciência! Os pesquisadores, professores e alunos que já estiveram no local, enxergam no criatório um porto de preservação da genética e uma grande oportunidade de ampliar as pesquisas na área.

Não é segredo para ciência, os benefícios que o ovo pode trazer para a saúde humana. Além de ser um alimento nutritivo, rico em proteína, de fácil acesso e por isso, mais barato, tornou-se popular e hoje está presente na mesa de todos os brasileiros, dos mais ricos aos mais pobres. Ainda há pesquisas que comprovam os benefícios do ovo para a visão e para o cérebro, podendo ajudar até na recuperação muscular e a evitar doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.

O que poucos sabem é que as galinhas também podem contribuir para a saúde, e não estamos falando da receita caseira de canja de galinha para tratar resfriados e gripes. Com acompanhamento profissional, galinhas estão sendo usadas em sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, ajudando pacientes com paralisia cerebral e demais problemas motores.

Proteger essa grande variedade de espécies, contribui para os avanços científicos, para a preservação ambiental e ainda se torna um atrativo para o turismo, espalhando a mensagem da conscientização da proteção ambiental, o que se tornou o maior objetivo de Mario Salviato e do Criatório.


Do Galinheiro para o mundo

Confira depoimentos de pessoas do Brasil e do mundo sobre o Criatório Mário Salviato:

Carl Schmidt, professor e pesquisador

"Mário Salviato é um renomado avicultor brasileiro, conhecido por suas contribuições no campo da avicultura e do melhoramento genético de aves. Ele é reconhecido por sua expertise em diversas áreas relacionadas à produção avícola, incluindo o desenvolvimento de raças de galinhas para diferentes finalidades, como produção de ovos e carne. Salviato é uma figura importante no cenário da avicultura no Brasil e tem influenciado muitos profissionais e pesquisadores da área".

Paulo Augusto, Repórter do Terra da Gente

"A primeira vez que fomos contar a história do Mário para televisão, me lembro que foi uma grande surpresa da nossa equipe, ficamos encantados. A beleza e a diversidade de raças que encontramos por lá, deixou todos impressionados. Me lembro do entusiasmo dele e a paciência para explicar cada detalhe, o que demonstrava o envolvimento dele e a paixão pelo assunto. Na época, o projeto era apenas a sementinha de um sonho, os anos passaram e ele continuou firme no propósito. Depois de tanto tempo é bom saber que essa ideia vem crescendo e dando bons frutos. Toda jornalista se orgulha de contar boas histórias e participar de alguma forma desse sonho, é muito gratificante".

Oriol Cucó Borreguero - Balaguer, Espanha

"O que dizer do nosso criador de aves brasileiro favorito, Mário. Não o conheço pessoalmente, mas posso afirmar que qualquer dúvida que faço pelo Instagram ele me responde rápido e com explicação. Os animais que você vê nas redes sociais parecem muito bem cuidados, como mostra sua plumagem. Outra coisa muito curiosa é que por terem uma quantidade tão grande de animais, quando mostram um, o menino Natan Os animais parecem muito calmos e muito assustados, isso é um bom tratamento para com os animais, que aqui mostram isso com a sua proximidade. Outra coisa é que estão sempre dando dados de como são os animais, seus comportamentos, virtudes e defeitos de cada animal. A plumagem, peso, cor, sua criação, tipo de carne ou ovos. Coisas muito importantes a saber antes de comprar uma cópia como esta".

João Pedro Dias Thomé, estudante de Zootecnia na Universidade Federal da Bahia

"Conheci o criatório através do Instagram. Um colega de profissão que estagiava no momento com o Mario, sempre postava stories do criatório, com as aves e tudo mais, eu achei muito interessante, porque sempre gostei e criei aves, mas nunca tinha visto nem sabia da existência de tantas raças e variedades de galinhas. Logo me deu vontade de querer conhecer, poder ver de perto, porque até então parecia ser algo impossível e inacessível para mim, sair da Bahia e visitar o criatório no interior de São Paulo. Então, depois de um tempo quando eu peguei a matéria de estágio supervisionado, tentei a sorte e entrei em contato com o Mario para saber mais sobre oportunidade de estágio no criatório e para minha felicidade, deu tudo certo, acertamos tudo e com muita empolgação eu fui. Durante o estágio, tive a oportunidade de conhecer todas as raças e variedades de todas as aves que tinham naquela época no criatório. Pude aprender sobre todo o manejo delas, tanto nutricional, reprodutivo e o ambiente. Acompanhei a forma em que os ovos são cuidados, separados e embalados desde a coleta até o preparo para o envio. Com isso, passei a ter uma visão diferente em relação a avicultura que estava sempre acostumado em ver que é a industrial. Assim, aprendi que criar aves de raça pura é uma tarefa que necessita de bastante atenção, paciência, foco no objetivo que se quer ter e responsabilidade. O estágio me proporcionou uma experiência muito gratificante e enriquecedora em poder acompanhar de perto todo esse processo com algo que tive muita vontade de conhecer em que no início, para mim, acreditava ser impossível".

Heitor Ribon, Comerciante e criador na Bahia

"Mario Salviato além de tudo é um grande preservador de raças! Nos conhecemos já a mais de 12 anos, e ele sempre nesta luta e paixão que é manter uma criação tão diversificada de raças! Parabéns por seu trabalho árduo e muitas vezes pouco reconhecido, porém indispensável!"

Paula Renata Alvernoz e André da Silva, criadores no Rio Grande do Sul

"Nosso contato inicial com o Mário foi por telefone para tentar salvar uma galinha que estava doente, ele teve muita paciência comigo depois de horas de ligação estabelecemos um vínculo passamos a falar com frequência onde com toda disponibilidade ele nos deu todos os caminhos e orientações para que sejamos um criatório com registro aprendi e aprendo muito com ele, mesmo distantes temos uma amizade que vai além do amor pelas aves gratidão por esse amigo orientador, parceiro de negócios que a vida nos deu!".

Silvester Marie Gerardus Hesen, Holandês que mora do Brasil

"Escrevo esse texto com grande orgulho e admiração pelo meu querido amigo Mário. Mesmo com tantos anos de experiência, confesso que não é fácil ser criador de galinhas ornamentais no Brasil. Uma das grandes dificuldades é encontrar genéticas diferentes – não consanguíneos – e depois precisa chocar muitos ovos para selecionar as galinhas mais bonitas e dar sequência na criação. Para realizar esse trabalho encontrei o Mário que se tornou um grande parceiro meu, pois ele tinha o mesmo sonho e vontade de fazer a diferença na criação de galinhas ornamentais no Brasil. Fiquei contente por ter passada muitas raças de galinha para o Mário e ele deu sequência na criação. Hoje, o que me faz feliz e realizado, é ver uma galinha que eu contribuo para o desenvolvimento da genética dela e que através do trabalho do Mário, ela ainda existe. Fico feliz em ver que o Mário ainda mantém viva a mesma inspiração que eu tinha quando era produtor de galinhas ornamentais".

Octávio Mesquita, apresentador de TV

"Ganhei de presente essa minha menina que se chama PENOSA! Amo de paixão!! Ela também! Parabéns, amigo pelo amor aos animais que eu também tenho! PENOSA MANDOU UMA FRASE PARA VC! ? CÓCOROQUITÓ, OTÁVIO ... COCORICÓ!"

Govinda Terra, servidor do IBAMA em Brasília/DF

"Encontrei a página do criatório do Mario Salviato quando eu comecei a pesquisar sobre raças de galinhas para começar uma pequena criação no quintal durante a pandemia. Meu objetivo era produzir conteúdo sobre galinhas nas redes sociais, por isso estava buscando informações sobre galinhas ornamentais. No site do Mario encontrei muita informação sobre a diversidade de raças e preços excelentes de ovos férteis também. Hoje tenho o perfil sobre galinhas nas redes sociais e tenho galinhas Brahma perdiz azul dos ovos que comprei do Mario. Não sou só cliente dele, já me considero um amigo, pois admiro o trabalho incrível que ele faz com as galinhas de raça pura e divulgo o trabalho dele sempre que possível".


Perspectiva para o futuro

Com o crescimento do Criatório e do interesse pela pauta, Mário tem se dedicado agora a um novo projeto, o Instituto Avis. A ideia da instituição é lutar pela preservação ambiental, conservação das espécies domésticas de galinhas do mundo e nativas do Brasil, trabalhar em especial com as crianças, pois elas são a garantia que este trabalho irá ter continuação. Ao longo do último ano, o Instituto Avis e o Criatório Mário Salviato têm organizado em parceria com as escolas da rede municipal, diversos projetos de educação ambiental, que contam com visitas ao Criatório e imersão na natureza. Mário conta, que para o futuro deseja que a parceria se estenda para todas as escolas e que a educação ambiental seja cada vez mais visada entre as políticas públicas.

"O planeta e tudo em cima dele foi emprestado a mim, eu emprestei a você e você as suas filhas e assim por diante, o mínimo é tentar cuidar e entregar igual o melhor que recebemos". Frase de Eufrosina Salvati Salviato (mãe de Mário). Mário cita que está frase o inspira a tentar sempre fazer o melhor para sua família, comunidade em que vive, ao planeta que está emprestado`, que engloba inclusive suas galinhas.



Acompanhantes Goiania