III Encontro Filosófico da APLACE tem como tema "porque lutam os palestinos"

O evento tem entrada gratuita e será realizado na sala de Reuniões da APAE - Pirassununga

III Encontro Filosófico da APLACE tem como tema

No último sábado deste mês de maio, dia 25, a APLACE - Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação estará realizando o III Encontro Filosófico de 2024, tendo como tema "Porque lutam os palestinos" que terá como mediador o Acadêmico Aplaceano Moacyr Fonseca Júnior.

O evento tem entrada gratuita e será realizado na sala de Reuniões da APAE – Pirassununga, avenida Capitão Antonio Joaquim Mendes, com entrada pela Avenida Germano Dix, onde estará disponível o estacionamento. Tem início às 9h30 com a recepção ao público e 10h00 o início do evento.

Moacyr Fonseca Júnior nasceu em Pirassununga, no dia 17 de outubro de 1937. É filho de Moacyr Fonseca e professora Luíza Papa Fonseca, ambos falecidos. É casado com a professora Zilda de Lourdes Granchi Fonseca e tem dois filhos: Maria Elisa e Mateus.

Moacyr Fonseca Júnior se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNIFEOB, em 1979, em Curso Direito. Venceu o concurso de oratória da Faculdade de Direito, merecendo nota máxima no tema preparado como no improviso.

Ingressou por concurso do Banco do Brasil, no ano de 1959, na agência de Mococa. Removeu-se para Porto Ferreira e, posteriormente, para Pirassununga, onde veio a se aposentar em 12 de março de 1989. No Banco do Brasil ocupou os seguintes cargos em comissão: Ajudante de Serviços, Chefe de Serviço, Supervisor do Setor de Operações, Supervisor Instalador do Posto de Serviço do Banco do Brasil S/A junto à Academia da Força Aérea.

Foi selecionado por concurso como instrutor do Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal do Banco do Brasil, por 8 anos, atuando nos Centros de Formação de Belém do Pará, São Luiz do Maranhão, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Bento Gonçalves. Atuou em missões especiais junto aos superintendentes do Maranhão e da Paraíba.

Foi sócio fundador da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (em 1969); foi membro do Conselho de Administração da Federação das APAEs do Estado de São Paulo; membro da Pastoral do Batismo da Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos em Pirassununga; membro da Pastoral de Apoio durante quatro anos; foi presidente do Conselho Municipal de Assistências Social (COMAS) por dois mandatos; é fundador do Clube dos Orquidófilos de Pirassununga; por quinze anos foi secretário do Conselho Deliberativo do Clube Pirassununga; foi secretário da Corporação Musical Pirassununguense, Interventor na Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga e atualmente é presidente da APAE.

Paralelamente, demonstrando grande capacidade de trabalho, Moacyr Fonseca Júnior desempenha outras atividades culturais: contista, cronista, palestrante, conferencista e estudioso do poeta lusitano Luiz Vaz de Camões.

Dando valor ao seu pendor musical escreveu a letra do Hino do Cinquentenário, em homenagem aos formandos de 1955 da escola Normal de Pirassununga.

Moacyr Fonseca Júnior ocupa a cadeira nº 23, da Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação, cujo patrono é Henrique da Motta Fonseca Júnior.

Certamente será mais um encontro cultural, inteligente e diferente! Não percam!



Acompanhantes Goiania