Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

CEMITÉRIO

Falta de acabamento em jazigos de cemitério novo deixam cidadãos incomodados


"É uma falta de respeito muito grande com os mortos. Eles precisam descansar em paz", disse um morador para a reportagem. Essa fala representa a preocupação de outros moradores para com os novos jazigos, que se encontram no cemitério Cristo Rei.

Entre terreno em erosão, túmulos inacabados e sem qualidade, ruas de transição com um asfalto mais elevado que os túmulos e jazigos, e alguns deles alagados, estão alguns corpos sepultados, deixando os entes queridos com a reponsabilidade de exigir um serviço de qualidade, que infelizmente não podem contar.

Segundo informações extraoficiais, uma empresa foi contratada para executar o serviço, mas a mesma não finalizou e não sabe quando irá concluir, pois as obras estão paradas. Entramos em contato com o secretário de Meio Ambiente e Zeladoria, Miguel Bragioni Lima Coelho, que está de férias, mas se colocou à disposição para resolver o problema, assim que retornar.

A sra. Cristiane Francisco, que responde na ausência do secretário, gentilmente se colocou à disposição, mas, precisa seguir protocolos e as informações foram direcionadas para a Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da prefeitura. No qual deu a seguinte declaração:

""O Cemitério Cristo Rei, popularmente conhecido por Cemitério Novo, recebeu investimentos em sua melhor infraestrutura. Foram realizadas obras de arruamento, pavimentação e terraplanagem com o objetivo de melhor drenar as águas pluviais em sua área interna.Infelizmente, durante muitos anos, por motivos alheios e desconhecidos pela atual Administração, grande parte da terra existente na região superior do cemitério foi retirada. O que gerou um desnível do terreno. Tal situação não foi corrigida para construção de novas carneiras, motivo pelo qual no momento de realização da terraplanagem, percebeu-se que não haveria saída adequada para as águas pluviais sem elevar o nível do arruamento.

Essa ação gerou o rebaixamento no nível de alguns jazigos. Como medida mitigadora, assumindo sua responsabilidade, o poder público abriu processo de convocação dos proprietários dos jazigos prejudicados para oferecer a construção de uma nova urna funerária sobre estes, corrigindo a altura dos mesmos, e resolvendo tal situação.

Para realização de tal correção, se faz necessária a anuência expressa por parte dos proprietários dos jazigos prejudicados. Somente após superado este momento a Prefeitura de Porto Ferreira poderá dar continuidade ao processo licitatório para contratação dos serviços de construção e alteamento dos jazigos prejudicados.

Além disso, foi determinado que os novos jazigos a serem construídos serão projetados de forma a minimizar o acúmulo de água das chuvas

.Os proprietários de túmulos que se sentirem prejudicados devem procurar a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano para maiores explicações, pelo telefone (19) 3589-5262/5243 ou no edifício da Prefeitura Municipal, à praça Cornélio Procópio, 90, Centro.""


Entre a saudade e a dor da perda, se encontram problemas que, se fossem tratados com seriedade, certamente as lembranças destes cidadãos seriam as que estão descritas em cada túmulo dos que partiram. Lembranças de amor, carinho, respeito e saudade.

A situação foi tema de requerimento apresentado pelo vereador Élcio Arruda (MDB), na sessão ordinária de segunda-feira (04/03).

O Requerimento nº 113/2024 solicitando informações sobre a capacidade dos cemitérios do município, além das obras realizadas no cemitério Cristo Rei.

"Eu tenho sido procurado constantemente por pessoas que têm os entes queridos enterrados no cemitério Cristo Rei, que é o cemitério novo.

O que vem acontecendo é que algumas obras não estão a contento, a empresa que ganhou a licitação acabou realizando uma obra não tão boa e tem tido alguns alagamentos", enfatizou o autor na discussão do requerimento. Conforme informou o portal da Câmara dos Vereadores de Porto Ferreira, Élcio Arruda finalizou dizendo esperar pela resposta da Prefeitura.

"Sabemos que o espaço para se construírem novos jazigos está acabando e que a empresa, que ganhou essa licitação, refaça o serviço porque está deixando as pessoas que têm seus entes queridos enterrados lá, bem tristes."

Profissionalismo é o que se espera de uma empresa contratada para a construção de jazigo e isso em todas as etapas do processo, desde a concepção do projeto até a conclusão da construção. Profissionalismo esse que vem faltando para empresa que não tem cumprido com o protocolo e é importante que a empresa cumpra as exigências estabelecidas no contrato.

Isso garante que os jazigos sejam concluídos em tempo esperado e que os serviços sejam entregues conforme acordado. Ao contratar uma empresa para construir jazigos, espera-se que ela entregue um serviço de alta qualidade, dentro do prazo e do orçamento estabelecidos, mantendo uma comunicação aberta e transparente com o cliente e garantindo conformidade com todas as regulamentações e normas relevante.

(Por Alex Magalhães)

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!