Criador da impressora a laser, Gary Starkweather morre aos 81 anos

Criador da impressora a laser, Gary Starkweather morre aos 81 anos

Se você pode hoje imprimir um documento com velocidade, precisa agradecer a Gary Starkweather. Foi ele quem inventou a impressora a laser em 1969, quando trabalhava como estagiário de engenharia para a Xerox. No dia 26 de dezembro de 2019, entretanto, o inventor faleceu aos 81 anos.

Naquela época, a Xerox estava trabalhando em um sistema que pudesse enviar informações e documentos entre dois pontos pela rede de telefonia. Foi de Starkweather que surgiu a ideia de usar laser para fazer com que os documentos tivessem a mesma precisão dos originais quando impressos. Contudo, a companhia não gostou da ideia e pediu que ele desistisse do projeto. Em um dado momento, seu chefe chegou a ameaçar mandar toda a equipe embora se não largassem a ideia, já que esse não era o plano da Xerox.

Starkweather, então, pediu para ser alocado em outro escritório da Xerox, o Palo Alto Research Center (PARC), onde começou o primeiro projeto da sua impressora a laser. Em apenas nove meses, ele desenvolveu o que seria o principal produto da marca dali em diante — tanto que ela passou a ser sinônimo de fotocopiadora.

-
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Modelo de fotocopiadora criada por Starkweather (Computer History.org)

Junto dele, outro colega também criou um computador chamado Alto para que eles pudessem imprimir fotos da copiadora a laser de Starkweather. Tais aparelhos foram, então, interligados para que qualquer pessoa pudesse enviar um documento para ser impresso de forma rápida na máquina de Starkweather. "Um conjunto de 60 páginas poderia ser impresso no tempo de uma pessoa ir lá pegá-lo", disse um dos pesquisadores que trabalhou no projeto. "Ninguém nunca tinha visto aquilo antes".

Starkweather morreu em Orlando após anos de luta contra a leucemia. Ele deixou esposa, dois filhos e quatro netos.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: