Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Radiodifusão

Rádio Primavera recebe concessão do Ministérios das Comunicações para se tornar FM

Rede Conecta - As antigas emissoras Rádio Primavera e a Rádio Porto FM pertencem desde 2022 ao Grupo São Leopoldo Mandic de Comunicação


Oito cidades brasileiras, inclusive Porto Ferreira, receberão novas estações de rádio FM, conforme anunciado quarta-feira (14) pelo Ministério das Comunicações (MCom) e publicado no Diário Oficial da União (DOU). Entre os municípios contemplados, quatro estão localizados no Estado de São Paulo – além de Porto Ferreira, Jaboticabal, Piracicaba e Ribeirão Preto. Também há novas concessões para Manhuaçu (MG), Três Passos (RS), Tangará e Dionísio Cerqueira (SC).

As entidades responsáveis por transmitir a programação nessas regiões serão autorizadas a explorar o serviço de radiodifusão sonora em FM pelo período de dez anos, sem exclusividade. No entanto, as outorgas ainda estão sujeitas à deliberação do Congresso Nacional antes de serem oficializadas.

Com essa iniciativa, espera-se fortalecer a oferta de conteúdo radiofônico nas localidades contempladas, proporcionando maior diversidade de informações e entretenimento para os moradores. As publicações dos extratos do Termo Aditivo de cara emissora foram feitas no DOU desta terça-feira (13).

Recentemente, o MCom anunciou que cinco cidades brasileiras receberão novas estações de rádio FM. Entre os municípios contemplados, quatro estão localizados no estado do Pará - Concórdia do Pará, Chaves, Cachoeira do Arari e Bujaru. A quinta concessão é para a cidade de Presidente Prudente, em São Paulo.

Confira a lista abaixo:

Manhuaçu/MG:

Rádio Manhuaçu AM 710 para FM 106.9 - Classe A3

Três Passos/RS:

Rádio Difusora AM 1350 para FM 88.9 - C

Tangará/SC:

Rádio Tangará AM 1570 para FM 104.3 - Classe C

Dionísio Cerqueira/SC:

Rádio Fronteira AM 570 para FM 94.9 - Classe B1

Porto Ferreira/SP:

Rádio Primavera AM 1370 para FM 98.3 - Classe C

Jaboticabal/SP:

Rádio Vida Nova AM 1210 para FM 103.1 - Classe B2

Piracicaba/SP:

Rádio Educadora AM 1060 para FMe 86.5 - Classe A3

Ribeirão Preto/SP:

Rádio Bandeirantes AM 1270 para FM 85.3 - Classe A4

(Já está operando e agora em caráter definitivo).


Rede Conecta – As antigas emissoras Rádio Primavera e a Rádio Porto FM pertencem desde 2022 ao Grupo São Leopoldo Mandic de Comunicação, por meio da Rede Conecta FM, com os novos nomes de Conecta FM Porto FM 106.9 e Conecta Rádio Primavera AM 1470, ambas situadas em Porto Ferreira.

A primeira emissora do município, a Rádio Primavera AM foi inaugurada oficialmente em 29 de julho de 1962. A instalação de uma rádio, porém, já era cogitada em 1948 por Máximo Fenili, empresário proprietário do extinto jornal O Ferreirense, quando adquiriu o serviço de alto-falantes que funcionava na praça Cornélio Procópio.

Em 1959, os proprietários do Serviço de Alto Falantes Primavera eram Arlindo Martins, Jorge Pedro Assef Júnior, José Klein Sobrinho e Alceu Cruz. Eles começaram tratar de conseguir autorização para instalação de uma emissora de rádio.

Em viagens à então capital federal, Rio de Janeiro, o grupo descobriu que já havia no município dois pedidos para instalação de uma emissora. Um, da Difusora de Porto Ferreira, do professor Mário Borelli Thomaz, e outro, da Rádio Nossa Senhora Aparecida, do padre Octaviano Antônio Pavesi.

O pedido da Difusora, por não atender prazo para entrega de documentos, foi cancelado. O padre Pavesi, porém, tinha grande possibilidade de conseguir a autorização. Os sócios do serviço de alto-falantes, então, se reuniram com Pavesi e ficou decidido que ele seria um novo sócio.

Em 1960, o Ministério das Comunicações do governo Juscelino Kubistchek autorizou o funcionamento da emissora. Em janeiro de 1961, o novo presidente, Jânio Quadros, cancelou as concessões do ano anterior, quando a rádio já funcionava em caráter experimental. Após a renúncia de Jânio Quadros, ainda em 1961, a emissora foi novamente autorizada a funcionar. Sua inauguração oficial foi somente em 29 de julho de 1962.

Joaquim Coelho Filho, empresário e ex-prefeito por duas gestões, compraria anos depois as cotas de Alceu Cruz. Na década de 1980 o empresário Nicolau de Vergueiro Forjaz, da Cerâmica Porto Ferreira, adquiriu as cotas de Coelho Filho e Assef Júnior. Posteriormente, estas cotas foram vendidas para Roberto Paulo Valeriani Ignatios, filho do ex-prefeito e empresário Syrio Ignatios. Ele e José Klein Sobrinho ficaram à frente da emissora até o início deste século, quando passou às mãos de um empresário de São Carlos.

No dia 31 de agosto de 2020 foi anunciado o final das transmissões ao vivo da Primavera. A emissora, porém, não saiu do ar. Continuou com uma programação de músicas e anúncios, mas tudo feito em computador, sem os radialistas.



Fonte: com informações do portal Tudo Rádio.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!