Fiéis católicos celebram a festa de Pentecostes em Porto Ferreira com grande devoção

A festa de Pentecostes é celebrada pelos católicos em todo o mundo como a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, fortalecendo-os e capacitando-os a espalhar a mensagem de Cristo

Padres Eduardo, Amarildo e Alexandre

Padres Eduardo, Amarildo e Alexandre

Neste domingo 28 de maio, centenas de fiéis católicos reuniram-se no Ginásio Municipal de Esportes Adriano José Mariano para celebrar a festa de Pentecostes, um dos momentos mais importantes do calendário litúrgico. Representando as quatro paróquias da cidade, os fiéis demonstraram sua devoção e unidade como povo de Deus.

A celebração foi conduzida pelo Padre Amarildo, do Santuário São Sebastião, e contou com a participação dos Padres Alexandre, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e Padre Eduardo, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e Rosa Mística. A presença conjunta dos sacerdotes das diferentes paróquias ressaltou a importância do evento para toda a comunidade católica local.

Um gesto especialmente significativo ocorreu durante o canto de Aclamação ao Evangelho, quando crianças carregando lamparinas percorreram o espaço celebrativo, simbolizando os sete dons do Espírito Santo. Posteriormente, as lamparinas foram colocadas em torno do Círio Pascal, proporcionando um momento de profunda reflexão e comunhão.

A celebração transcorreu em um clima acolhedor e vivificante, com toda a comunidade participando da comunhão nas duas espécies, recebendo o Corpo e o Sangue de Cristo. Ao final, marcando o encerramento do ciclo pascal de 50 dias, o Círio Pascal foi solenemente apagado. Antes disso, porém, um gesto simbólico foi realizado para demonstrar que a responsabilidade de manter a luz viva agora pertence a cada indivíduo. Homens vestidos como apóstolos ascenderam as velas dos fiéis presentes, enquanto as luzes do ginásio eram apagadas. Esse momento ofereceu uma bela visão do clarão da Luz de Cristo, enfatizando a festa da unidade em seu sentido mais pleno. Os participantes foram lembrados de sua responsabilidade de iluminar o mundo e viver o amor ao próximo.

A festa de Pentecostes é celebrada pelos católicos em todo o mundo como a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, fortalecendo-os e capacitando-os a espalhar a mensagem de Cristo. A celebração em Porto Ferreira demonstrou a profunda devoção e unidade da comunidade católica local, enfatizando o papel de cada fiel em ser um instrumento de luz e amor na sociedade.

Os fiéis presentes na festa de Pentecostes em Porto Ferreira saíram do ginásio com o coração cheio de gratidão e inspiração, prontos para compartilhar a mensagem do Evangelho e viver o amor fraterno em suas vidas diárias.


Além disso, vale ressaltar o importante trabalho realizado pela equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom) das Paróquias locais. Durante a festa de Pentecostes, os membros da Pascom registraram todos os momentos significativos do evento, capturando imagens e vídeos que serão compartilhados nas mídias de cada paróquia. Essa iniciativa permitirá que a celebração seja revivida e compartilhada com uma audiência mais ampla, fortalecendo ainda mais a fé e a união da comunidade católica de Porto Ferreira.