Rompimento de adutora de água bruta em Porto Ferreira afeta abastecimento no município

BRK atua para realizar o reparo, porém devido à ocorrência de fortes chuvas e elevação do nível do Rio Mogi, o local da intervenção, submerso, dificulta os trabalhos de modo que não há ainda uma previsão para a normalização do abastecimento

Rompimento de adutora de água bruta em Porto Ferreira afeta abastecimento no município

O rompimento de uma adutora de água bruta na madrugada desta terça-feira (14) em Porto Ferreira afeta o abastecimento no município. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade, atua para realizar o reparo da tubulação, porém o local da intervenção dificulta os trabalhos e ainda não há previsão para normalização do abastecimento, que impacta toda a cidade.

A adutora que sofreu a avaria tem 350 milímetros de diâmetro e é responsável por transportar água da captação, que fica no rio Mogi, até a Estação de Tratamento de Água, localizada no centro da cidade, para tratamento e posterior distribuição a todo o município.

Técnicos da concessionária estão a postos para proceder com o reparo da tubulação, porém o trecho onde houve a avaria encontra-se submerso. "O Ribeirão Santa Rosa, afluente do Rio Mogi, está com o seu nível de água bem acima do normal (bem como o próprio rio Mogi) em razão do elevado volume de chuva dos primeiros meses do ano, alagando uma área verde por onde passa a adutora de água", explica o gerente de operações da BRK, Alex Zampieri.

A concessionária avalia alternativas para o imediato restabelecimento da operação, já que com esta ocorrência, trabalha com apenas 20% da sua capacidade. No caso de escolas e hospitais, a concessionária vai garantir o abastecimento por meio de caminhões-pipa. Para as residências e demais imóveis é fundamental otimizar o gasto de água considerando a água acumulada nos reservatórios domiciliares.

A empresa lamenta os transtornos causados e está adotando todas as medidas para regularizar o abastecimento de água na cidade o mais breve possível. Em caso de dúvidas, os clientes podem ligar para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.