BRK em Porto Ferreira se destaca com atuação feminina na linha de frente de todo o sistema de saneamento

No Dia Internacional da Mulher, companhia reforça seu compromisso e respeito por suas funcionárias

BRK em Porto Ferreira se destaca com atuação feminina na linha de frente de todo o sistema de saneamento

Inteligência, qualificação técnica, alta capacidade de gerenciamento dos processos e, em alguns trabalhos, força física. A atuação das mulheres na BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, é uma realidade que coopera para o alto desempenho de uma cidade que caminha rumo à universalização do saneamento. Por isso, no Dia Internacional da Mulher, a empresa reforça seu compromisso e respeito por cada uma de suas funcionárias.

Em Porto Ferreira, a companhia registrou nos últimos anos um aumento significativo da presença de mulheres na operação, um setor que por muito tempo foi caracterizado pela predominância masculina. Hoje, elas estão presentes na linha de frente do time responsável pelo bom funcionamento do sistema, pela qualidade da água e pela eficiência do tratamento de esgoto do município.

Isso inclui o monitoramento do sistema, ações preventivas e corretivas de manutenção e os testes de laboratório, que comprovam a qualidade da água produzida na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.

Adriana Carla Fossaluza (encarregada de qualidade do produto); Aldrea Nascimento e Edivânia Rodrigues da Costa (operadoras de estação de tratamento); Viviane Araújo de Souza (técnica de monitoramento de água); Natália Miotti Prado, Mariele Picolo Bordon Gazzate e Tatiane Caroline Chincio (assistentes de apoio operacional) fazem parte da estrutura operacional.

"Me sinto privilegiada em fazer parte da equipe da BRK em Porto Ferreira, em que todos nós, com muita dedicação, buscamos entregar um serviço com excelência para toda a população ferreirense, entregando o saneamento muito além do básico", afirma Natalia Miotti Prado, assistente de apoio operacional.

"O sentimento é de gratidão em saber que meu trabalho contribui para o objetivo de transformar a vidas das pessoas por meio do saneamento básico e assim garantir uma qualidade de vida digna para tantas pessoas, e a certeza de que fiz minha melhor escolha quando decidi fazer parte do time BRK", diz a também assistente de apoio operacional Tatiane Caroline Chinchio.

Atuação feminina em todos os setores

Vale destacar que a presença feminina na BRK em Porto Ferreira, no entanto, não se limita ao operacional. Ela se estende aos times administrativo, financeiro, comercial, atendimento ao cliente, suprimentos, QSSMA - Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, engenharia, manutenção de redes e de recursos humanos.

"Me traz satisfação fazer parte do processo e poder contribuir com serviços que impactam na vida social e na saúde de toda população", afirma a arquiteta e urbanista Driele Marin, que faz parte do time de engenharia da concessionária.

São funcionárias atuando, muitas vezes, em regime de plantão 24 horas para manter o bom funcionamento do sistema, agindo com rapidez para solucionar ocasionais problemas, projetando e construindo um futuro ainda melhor no qual saneamento é só o começo.

Saneamento para uma população de quase 60 mil pessoas

A BRK atende com o abastecimento de água, 100% da área urbana de Porto Ferreira, que se aproxima dos 60 mil habitantes. Além disso, diariamente são tratados 7.050m3 (ou pouco mais de 7 milhões de litros) de esgoto na cidade, o que corresponde a 80% dos efluentes produzidos na cidade.

"É um orgulho podermos contar em nosso time com um grupo de mulheres formado por profissionais qualificadas e empenhadas em levar o saneamento muito além do básico, conscientes da importância de suas missões e comprometidas com isso", destaca o gerente de operações da BRK, Alex Zampieri.