Técnicos de futebol buscam patrocínio para projeto aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte

Até para ajudar está ficando cada vez mais difícil, desabafam os professores

Técnicos de futebol buscam patrocínio para projeto aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte

A lei 11.438/06 (Lei de Incentivo ao Esporte) é responsável por instituir benefícios fiscais para pessoas físicas e jurídicas que optem por incentivar o desenvolvimento do esporte no Brasil por meio de doações ou patrocínio. A pessoa física pode deduzir até o teto máximo de 6% do valor de seu IR, enquanto as pessoas jurídicas optantes pelo regime do lucro real podem deduzir até 1%. As pessoas físicas ou jurídicas devem escolher um projeto devidamente aprovado no Ministério do Esporte e, dado o limite percentual de cada uma delas no IR. O contribuinte, posteriormente, deve preencher sua declaração e inserir as informações requeridas para realizar o abatimento ou restituição de valores, conforme informa o especialista Thiago Garcia.

Os ex-jogadores de futebol e agora técnicos, Rodrigo Martins e Deiviti Cremonezi tiveram o projeto "Formando para a Vida Através do Esporte", aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte e estão em busca de patrocinadores para fazer do projeto uma grande potência do futebol na cidade ferreirense. Com o apoio da prefeitura municipal de Porto Ferreira, eles estão realizando um trabalho voluntário no campo do Salgueiro às segundas e quartas-feiras e os garotos que se destacam, normalmente são encaminhados para a Talentus Sporting Academy e este é o caminho que eles trilham para chegar até o Grêmio São Carlense, nas categorias sub-11 onde o Rodrigo é o técnico e o Deiviti o auxiliar e sub-13, cujos papeis invertem. E foi na categoria sub-13 que o Grêmio São Carlense do técnico Deiviti e o auxiliar Rodrigo, foi campeão na Sanca-CUP, ao vencer na final a poderosa Sociedade Esportiva Palmeiras. "Glória a Deus!!! Parabéns a toda equipe!!! Vocês honraram a camisa do Grêmio São Carlense e fizeram História, comemorou Rodrigo". No entanto, alguns dos talentos das escolinhas de futebol dos professores Rodrigo e Deiviti, veem de famílias carentes e necessitam de um apoio mais preciso e completo, para que continuem sonhando com a carreira de serem jogadores de futebol. E o projeto "Formando para a Vida Através do Esporte", pretende atender 210 beneficiários com idade entre 6 e 17 anos, no contra turno escolar, pelo período de 12 meses, 2 vezes na semana e reforço alimentar após as atividades. "Além de formar jogadores e atletas, o esporte transforma vida, frisou Deiviti".

Os garotos que estão no projeto, se inspiram nos professores que um dia iniciaram as carreiras nos campos de Porto Ferreira e rodaram pelo Brasil. Rodrigo jogou no time de Caxias do Sul, Vila nova e Marcílio Dias, enquanto que Deiviti jogou em diversas equipes, com destaque para o Juventus de São Paulo, Santo André, Oeste de Itápolis e o Uberlândia de Minas Gerais.

Mas a inspiração necessita de transpiração e segundo eles, alguns pais não cooperam para o crescimento do filho como cidadão e jogador. Para ter ideia, enquanto acontecia a entrevista, Deiviti resolvia um problema que um pai de um "atleta" causava, sem levar a importância que o filho alcançou ao conseguir jogar no Grêmio São Carlense. Ele simplesmente estava desistindo de investir no menino, por ser convidado a ter maior participação na carreira de seu herdeiro, um talento do futebol brasileiro. "Até para ajudar está ficando cada vez mais difícil, desabafam os professores".

Dificuldade esta que eles pretendem quebrar com o apoio dos colaboradores, pois o projeto não visa apenas formar talentos especializados em jogar futebol, mas aprimora os objetivos, ensinar a disciplina, ser campeão da ética, moral e humildade. Formação para conquistar os objetivos, Rodrigo e Deiviti já provaram que têm e esperam formar múltiplos campeões da vida.