Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Homenagem

Nome do professor Berque poderá ganhar denominação de Ruas ou logradouro na cidade

Por indicação de um munícipe, o nome do professor Carlos César Berque foi lembrado pelo vereador João Lázaro (PSDB)


Por indicação de um munícipe, o nome do professor Carlos César Berque foi lembrado pelo vereador João Lázaro (PSDB), para ser denominado em uma das ruas ou logradouro público de Porto Ferreira. O documento foi encaminhado ao presidente da Câmara dos vereadores da cidade, Sérgio Oliveira (DEM), para definições, análises e discussões. Se aprovado, o professor que morreu em outubro de 2022 receberá a devida homenagem. Sobre o seu falecimento, o professor Alexandre Umbelino de Barros, lamentou profundamente a morte do colega de profissão e escreveu em sua rede social: "Perdemos um dos grandes homens desta terra, professor, político e cidadão, que lutou pela educação pública municipal e estadual, e também pelo meio ambiente". Em relato biográfico, sua irmã Maria Isabel, o descreve como um político atuante em Porto Ferreira e região, tendo militado por dois partidos diferentes, mas defendia a ética na política, a sustentabilidade econômica e social, além de lutar pelo progresso da cidade.

Embora sua atuação política não tenha alcançado a unanimidade, o professor Berque era muito respeitado e considerado pelos colegas de Trabalho. A professora Telma Cavalanha o considerava uma pessoa muito humana. "Trabalhei com ele e posso dizer que sempre se preocupava com os jovens e com a vida profissional dos mesmos. Sua alegria era saber que tinha conseguido encaminhá-los. Era muito justo, declarou a professora Telma".

As homenagens não faltaram ao filho de seu Jovelino Berque e da dona Lívia Zan Berque. Ele recebeu as devidas honrarias no programa Abordagem Regional, do apresentador Paulo Carvalho, no quadro "quinta com os professores". A professora Elaine Ap. dos Santos, profundamente emocionada, detalhou com lágrimas nos olhos a passagem do seu amigo por esta terra e foi ovacionada por todos os participantes.

O católico, membro da pastoral da criança e juventude de Porto Ferreira, gostava de viajar, de conhecer lugares e diferentes culturas, viajando para Bolívia e Peru, juntamente com sua irmã Maria Isabel para conhecer a cultura e a realidade daqueles países. "Ilustre cidadão, político, professor e ser humano admirado pelos seus ideais, pelo seu carisma, pelo respeito aos outros, pela ética, honestidade e pelo caráter, descreve Maria Isabel".

Como vereador na legislatura de 2009 e 2012, pelo Partido Verde-PV, realizava a defesa do meio ambiente, do magistrado e do social, tendo como destaque a aprovação da Lei Complementar 103 de dezembro de 2010, alterando a tabela II da Lei Complementar 97 de 03 de setembro de 2010, a qual dispõe sobre o zoneamento, o uso e a ocupação do solo da área urbana do município de Porto Ferreira.

Carlos César Berque contribuiu para formar milhares de alunos, capacitando-os para a cidadania e para suas futuras carreiras profissionais. Fez amigos, conquistou respeito e admiração, deixou o legado humano e como disse o jornalista Felipe Lamelas, no programa Abordagem Regional em homenagem ao professor, Berque carregava consigo uma celebre frase: "A utopia faz a gente caminhar". O foco, a fé, a crença que era possível vencer, marcou a vida do ferreirense que após a sua morte, poderá ser lembrado neste munícipio, recebendo a justa homenagem de ter seu nome denominado em uma das ruas ou logradouro público de Porto Ferreira. E assim, a família, os familiares e os amigos do Carlos César Berque gostariam de obter a notícia, que finalmente o professor que lutou por tantos ideais e formou muitos cidadãos, será continuamente lembrando. Lembrando pelo ser humano que foi durante o seu meio século de vida. (Por Alex Magalhães)

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!