Daniela Braga vai assumir cadeira de deputada estadual na Assembleia Legislativa

Mandato vai vigorar de 1º de fevereiro a 15 de março

Daniela Braga vai assumir cadeira de deputada estadual na Assembleia Legislativa

A ferreirense Daniela Anchão Braga vai assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo como deputada estadual. Por meio do Ato do Presidente nº 5, de 2023, publicado neste sábado (28) no Diário Oficial do Estado, o presidente da Alesp, Carlão Pignatari, convocou Daniela, que é suplente do PSL.

O mandato dos eleitos em 2018 na Alesp se encerra no dia 15 de março. Portanto, Daniela ficará um mês e meio no cargo. À reportagem do Jornal do Porto, a nova parlamentar disse estar "extremamente feliz" com a notícia. "Extremamente feliz em poder realizar esse grande objetivo. Porto Ferreira teve somente o meu pai [Dorival Braga] como deputado e a partir do dia 1º de fevereiro, na sequência dos seus passos, sigo o seu caminho. "A gratidão é a memória do coração". Obrigada a cada pessoa que confiou o seu voto em mim para que juntos fôssemos legitimamente representados", comentou.

Daniela obteve 8.946 votos (34,76%) em Porto Ferreira, e 17.337 no geral, nas eleições de 2018. Com isso, ficou na quarta suplência de seu partido, que foi na ocasião a grande surpresa e o grande vencedor das eleições. O PSL colocou 15 deputados na Assembleia Legislativa, "puxados" pela boa votação da candidata Janaina Pachoal, que superou a marca de 2 milhões de votos.

Dois parlamentares que ocupavam as cadeiras titulares se elegeram deputados federais em 2022 e se licenciaram para tomar posse no novo cargo. O primeiro e segundo suplentes do PSL, Coronel Badin e Vitão Riccomini (este atualmente é prefeito de Capivari) renunciaram à suplência. Assim, foram convocadas, para as respectivas cadeiras, a terceira e quarta suplentes, Tenente Carmelidia e Daniela Braga.

Aos 51 anos, Daniela é mais uma integrante da família mais tradicional da política ferreirense nas últimas décadas a assumir um importante cargo eletivo. Seu pai, Dorival, foi deputado por 10 anos, prefeito duas vezes e vereador. Seu irmão, André, prefeito também por duas vezes e vereador. E sua irmã Renata, a primeira prefeita da cidade, de 2013 a 2016.

A cerimônia de posse de Daniela será na quarta-feira (1º), às 14 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek, localizado no Palácio 9 de Julho, sede do Poder Legislativo paulista, no Ibirapuera, em São Paulo.