Solenidade de posse do presidente eleito marcada para as 15h deste domingo

A SOLENIDADE DE POSSE DO PRESIDENTE ELEITO LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA ESTÁ MARCADA PARA ÀS TRÊS DA TARDE DESTE DOMINGO. SAIBA OS DETALHES DESTA CERIM�"NIA COM O REP�"RTER CLÁUDIO FERREIRA

Solenidade de posse do presidente eleito marcada para as 15h deste domingo

O Palácio do Congresso Nacional é sede, a cada quatro anos, da solenidade de posse do presidente e do vice-presidente eleitos. Já está tudo pronto para a edição 2023, que acontece no primeiro dia do ano. A previsão é que os convidados, entre autoridades brasileiras e estrangeiras, comecem a chegar por volta de 1 e 45 da tarde deste domingo. Já o presidente Luís Inácio Lula da Silva e o vice, Geraldo Alckmin, saem da Catedral de Brasília para o Congresso por volta das duas e meia, um percurso que pode ser acompanhado pela população na Esplanada dos Ministérios.

A estimativa é que 300 mil pessoas compareçam à festa da posse, muitas delas vindas de outros pontos do país. Lula e Alckmin serão recebidos pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Congresso, Rodrigo Pacheco.

A sessão solene no plenário da Câmara está marcada para as três da tarde. Nela, o presidente eleito faz o Compromisso Constitucional e assina o termo de posse, junto com o vice. Depois, Lula faz um discurso, que é seguido pelo pronunciamento do presidente do Congresso. Encerrada a sessão, todos vão para a área externa do Palácio do Congresso, onde haverá honras militares.

O evento é organizado conjuntamente por Câmara e Senado. A diretora de Relações Públicas do Senado, Ana Lucia Novelli, lembra que diversas áreas estão envolvidas, como segurança, comunicação, engenharia e manutenção. Ela afirma que a cerimônia mostra o grau de importância que se dá à posse de um presidente da República eleito pelos cidadãos do país.

"Uma pessoa que foi escolhida democraticamente pela população brasileira para dirigir a nação está efetivamente, neste momento aqui, dentro do Congresso brasileiro, assumindo esse cargo, está entrando e tomando posse desse cargo. Então todo o nosso ritual é pra que a gente confira a esse momento toda a relevância que ele tem, toda a deferência que deve ocorrer numa situação tão importante quanto essa".

A cerimônia de posse continua no Palácio do Planalto, onde Luís Inácio Lula da Silva vai receber a faixa presidencial. Ele também fará um discurso no Parlatório, na área externa do palácio, em frente à Praça dos Três Poderes. Depois, recebe os cumprimentos das autoridades brasileiras e das delegações estrangeiras. Também deve haver uma solenidade no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

Ana Lucia Novelli, diretora de Relações Públicas do Senado, ressalta o interesse das autoridades de outros países em comparecer à posse deste domingo.

"A gente está recebendo inúmeras delegações e comitivas estrangeiras, com os chefes de Estado, os chefes de governo, chefes de poder, são vários presidentes de Senado ou de Câmara de outros países que também estão vindo para Brasília acompanhar esse momento, porque é um momento político importante da nossa nação e eu acho que a gente está compartilhando isso com o resto do mundo. Então a gente está percebendo um interesse maior dos países em estarem conosco nesse momento tão importante para o nosso país".

Além das solenidades oficiais, uma festa popular ocupa parte da Esplanada dos Ministérios neste domingo. Dois palcos já estão montados no gramado entre a Catedral e a Avenida das Bandeiras. A população pode acompanhar a cerimônia de posse por um telão. Antes e depois, tem shows gratuitos de mais de 40 artistas, entre eles Gaby Amarantos, Martinho da Vila, Pablo Vittar, Chico Cesar e a ministra da Cultura escolhida para o novo governo, Margareth Menezes. A previsão é que a festa só termine por volta das 3 horas da manhã de segunda-feira.