BRK destaca o início da primavera, com previsão do aumento da temperatura e chuvas abaixo da média

Semana também é marcada pelo Dia da Árvore

BRK destaca o início da primavera, com previsão do aumento da temperatura e chuvas abaixo da média


Nesta quinta-feira, 22 de setembro às 22h04, ocorre o início da primavera – temporada conhecida como a estação das flores, já que nesse período ocorre a floração de diversas plantas. Neste ano, as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que a primavera deve ter um aumento da temperatura, com dias mais quentes, porém, assim como no inverno, o período segue com a diminuição da quantidade de chuvas e as precipitações devem continuar abaixo da média prevista.

Diante desse cenário a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, alerta que a cooperação da população fazendo o uso racional da água continua fundamental neste momento e informa que os mananciais de captação de água da cidade estão em estado de atenção.

A cidade registrou de janeiro a agosto um acumulado de 830 milímetros de chuvas, ficando abaixo da média histórica para o período, que é de 815 milímetros. Somente no mês de agosto, o volume de chuvas registrado em Porto Ferreira ficou 26% abaixo da média prevista para o período que é de 30 milímetros.

É importante destacar que além de buscar o apoio da população para um uso mais consciente e eficiente da água, a BRK também já colocou em prática uma série de ações estabelecidas num plano de contingência, atuando de forma preventiva à estiagem.

Diego de Oliveira e Silva, Gerente Regional de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BRK ressalta que o objetivo da concessionária é garantir a regularidade do fornecimento de água para toda a cidade.

"O início da primavera nos permite uma reflexão a respeito da degradação ambiental que resulta em problemas como mudanças climáticas, aquecimento global, extinção de espécies vegetais e animais, entre outros fenômenos", destaca o gerente.

Dia da Árvore

Nesta semana também é celebrado o Dia da Árvore, comemorado no Brasil em 21 de setembro, data escolhida em razão do início da primavera. Para a BRK, a data é um momento de reflexão a respeito da importância da preservação ambiental e conservação dos recursos naturais.

Assim como todas as plantas, as árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio, refrescam o ambiente, diminuem a poluição, mantêm o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais.

Além disso, as árvores são importantes para o ciclo da água, pois protegem e alimentam as nascentes, preservam a qualidade da água e contribuem para a formação de chuvas.

Somente a floresta amazônica armazena mais de 20% de toda a água doce do mundo, além de evaporar cerca de 20 bilhões de litros de água por dia, que abastecem de água toda a América do Sul.

E o saneamento é fundamental para a preservação das árvores e proteção de toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos, nascentes e mares.

"No Dia da Árvore devemos lembrar que preservá-las também é nossa responsabilidade. É possível aproveitar a data para realizar uma visita aos parques da sua cidade, revitalizar uma área verde ou simplesmente conscientizar mais pessoas sobre as questões ambientais", ressalta Diego.

Acompanhantes Goiania