Encontro dos atendentes paroquiais para estudo das Leis Gerais de Proteção de Dados (LGPD)

Essa formação está alinhada ao processo de mudanças que nossa Diocese vem realizando

Fotos: Padre Thiago Fiorante

Fotos: Padre Thiago Fiorante

Aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro de 2022, no Centro Diocesano de Limeira (CDL), mais um momento de formação para as atendentes paroquiais. Essa formação está alinhada ao processo de mudanças que nossa Diocese vem realizando, além de acompanhar e atualizar as modificações nas Legislações Brasileiras.

Sendo assim, o encontro foi dividido em dois momentos. O primeiro tratou de ajustar linhas de trabalho: como contribuir na confecção do inventário paroquial, na gestão financeira e no cuidado com os registros dos sacramentos. O segundo, com ajuda da empresa AXIS INTITUTO, foi dado mais um passo na questão da LGPD, fornecendo pistas de como fazermos o levantamento dos dados que são tratados nos mais diversos setores de nossa Diocese.


Ana Paula Tetzner Mói, supervisora do patrimônio da Diocese, sintetizou o encontro com essas palavras: "Saber quais são os bens da Diocese, regularizar a documentação dos mesmos e zelar por eles. Conhecer seu patrimônio, ter controle e administração sobre cada bem." Também salientou sobre a seriedade da Diocese com as LGPD, afirmando: "Atualizar-se quanto às exigências da lei e reponsabilidade e sigilo sobre dados, evita possíveis penalidades por seu descumprimento, mantendo assim uma relação de confiança entre a Igreja e seus membros".




Nilva que é atendente paroquial na paróquia Dom Bosco de Americana /SP disse: "Diante das rápidas mudanças, culturais, sociais e tecnológicas, surgem também novos desafios e procedimentos a serem tomados em cada situação no dia a dia da secretaria paroquial. Por isso, são importantes os momentos de formação que a Diocese vem proporcionando para nós, atendentes paroquiais. Agradecemos a oportunidade de aprendizado e aprofundamento que aos poucos vamos colocando em prática em nossa comunidade, visando atender cada dia mais e melhor o povo de Deus!"





Padre Marcelo Fagundes (Ecônomo da Diocese e Moderador da Cúria) e padre Thiago Fiorante (Assessor da Atendentes Paroquiais) avaliaram como positivo e proveitoso esses dias de trabalho que contribuem muito para a qualidade do dia a dia das atendentes.