Obras para ampliação do sistema de esgoto avançam em Porto Ferreira

BRK atua com frentes de trabalho na construção de duas novas estações de bombeamento e implantação de 2,3km de redes de esgoto.

 Obras para ampliação do sistema de esgoto avançam em Porto Ferreira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, segue atuando com as obras para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. As intervenções, que tiveram início em abril, avançam com frentes de trabalho simultâneas para a construção de duas novas estações elevatórias de esgoto bruto (EEE Cristo e EEE Lagoa Serena) e suas respectivas linhas de recalque, que são tubulações que servem para direcionar o esgoto bombeado por essas elevatórias até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, para ser tratado e devolvido limpo ao ribeirão Bonito.

As obras beneficiam, diretamente, 16,8 mil habitantes e atendem à toda população do município. São intervenções necessárias para que Porto Ferreira tenha a estrutura adequada para tratar todo o esgoto gerado e coletado nos imóveis da cidade, preservando, assim, seus córregos e rios.

AVANÇO DAS OBRAS

No sistema Lagoa Serena, a construção da nova estação elevatória na rua Hugo Girotto, próximo à rua Pedro Tiziane, está com 76% do projeto concluído. Os serviços que estão sendo executados atualmente no local são a montagem hidromecânica da unidade, a construção da sala de painéis, do braço giratório, que é um transportador mecânico automatizado, e a fundação do muro da nova estação de bombeamento.

Com essa elevatória, todo o esgoto gerado pelos imóveis do bairro Lagoa Serena será bombeado até uma outra elevatória, a EEE Sibila, que o direcionará até a unidade de tratamento (ETE Fazendinha).

As obras neste sistema também contemplam a implantação de 478 metros de redes de esgoto, com diâmetro de 160 milímetros; serviço já finalizado.

No sistema Cristo, a construção da nova estação elevatória na rua Totó Ramos, próximo ao cruzamento com a avenida Ângelo Ramos, no bairro Santa Cruz, está com 62% do serviço concluído, com os trabalhos agora focados na construção da sala de painéis, da fundação do muro de fechamento e na montagem hidromecânica da nova unidade de bombeamento.

Com essa elevatória, todo o esgoto gerado pelos imóveis que ficam à margem direita do rio Mogi Guaçu será bombeado até a estação de tratamento (Fazendinha). São 40,2 litros de esgoto por segundo.

Neste sistema também já foram executados 96% das obras de implantação, dos 1840 metros previstos da tubulação de recalque, que tem diâmetro de 200 milímetros; e 90% dos 506 metros previstos de redes de coleta de esgoto, com diâmetro de 250 milímetros.

"Com a execução dessas obras, Porto Ferreira dará um importante salto em saneamento, finalizando uma nova etapa do processo para a universalização dos serviços de esgoto", afirma Analice Lima de Carvalho, gerente de engenharia da BRK.

Acompanhe as ações da BRK e informações sobre as obras de ampliação do sistema de esgoto pelo site da empresa (www.brkambiental.com.br/porto-ferreira) ou nos perfis da concessionária nas redes sociais. Para solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza o telefone 0800 771 0001, com atendimento 24 horas. E ainda o WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.