Seminarista Mateus Moda é ordenado Diácono Transitório na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira

Tendo recebido o primeiro grau da ordem, o diaconato, Mateus Moda passa a exercer o ministério através da graça sacramental

Seminarista Mateus Moda é ordenado Diácono Transitório na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira

Pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira, o momento mais importante da celebração, o seminarista Mateus Moda foi ordenado Diácono Transitório, na manhã deste sábado, 3 de setembro, na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira.

Tendo recebido o primeiro grau da ordem, o diaconato, Mateus Moda passa a exercer o ministério através da graça sacramental, colaborando com o bispo diocesano e com o presbitério da diocese.

A celebração eucarística de ordenação contou com a presença de padres, diáconos, seminaristas, familiares e amigos de Mateus, num momento de júbilo para a Igreja Particular de Limeira.

Em sua homilia, Dom José se dirigiu ao seminarista Mateus e falou sobre a responsabilidade do diácono e a importância do diaconato para a Igreja, que deve ser exercido segundo os ensinamentos de Jesus Cristo. "O ministério dos diáconos deve ser para a prática da caridade. Servir ao próximo com os sentimentos de Jesus. Fazer o bem com os mesmos sentimentos de Jesus. Exercitar o amor ao próximo com gratuidade e alegria. Você estará diante de Deus intercedendo por todos", ressaltou.

Dom José também refletiu sobre o estado de celibato ao exercer o ministério e aconselhou o seminarista para sua caminhada diaconal. " O celibato é sinal de dedicação total a Deus e ao próximo. A Igreja será tua família. O celibato é um dom de Deus, uma graça de Deus. Procure ser para os que creem um exemplo, pela palavra, pela conduta, pelo amor, pela fé, pela castidade. Não descuides o dom da graça que está em ti. Viva com intensidade e amor esse tempo de diaconato", concluiu.

No rito final da missa, Padre Deivison Rodrigo do Amaral, chanceler do bispado, leu a Ata de Ordenação Diaconal.

Antes do término da celebração, o neo-diácono Mateus Moda proferiu uma mensagem de agradecimento a Deus, ao Bispo Diocesano, aos padres formadores e aos que acolheram ele em seu estágio pastoral. Também fez um agradecimento aos seminaristas, familiares e autoridades presentes, finalizando sua fala com uma oração na intenção de todas as pessoas que sempre estiveram ao seu lado durante sua caminhada vocacional, orientando-o, incentivando-o e dando o apoio necessário para que ele concluísse essa etapa vocacional.

A celebração foi encerrada com a benção final, proferida por Dom José Roberto.

Ao receber o grau diaconal, Mateus Moda exercerá seu ministério nessa etapa para futuramente receber o Sacramento da Ordem no grau presbiteral, tornando sacerdote da Igreja.