Padres das Forânias Nossa Senhora do Belém, Santo Antônio de Pádua e Santa Gertrudes se encontram para retiro espiritual

O próximo encontro oficial do clero diocesano está previsto para acontecer na próxima segunda-feira, dia 08 de agosto, com uma manhã de espiritualidade e convivência do clero por conta da celebração do dia do padre

Padres das Forânias Nossa Senhora do Belém, Santo Antônio de Pádua e Santa Gertrudes se encontram para retiro espiritual

Conforme consta em calendário diocesano, durante a primeira semana de agosto de 2022, entre os dias 01 a 04, os presbíteros das Forânias Nossa Senhora do Belém, Santo Antônio de Pádua e Santa Gertrudes se reuniram para o retiro espiritual anual. O encontro aconteceu nas dependências da Vila Kostka, no mosteiro dos padres jesuítas em Itaici, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. Estiveram presentes cerca de 40 padres juntamente com o bispo diocesano Dom José Roberto Fortes Palau.

Para este grupo, quem assessorou o encontro foi o Revmo. Sr. Dr. Padre Ademir Nunes Faria, do clero da Diocese de São José dos Campos. Com doutorado em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana em Roma e professor na Faculdade Canção Nova, o pregador ajudou na reflexão sobre a beleza do ministério ordenado e contribuiu profundamente num verdadeiro exame de consciência sobre a importância do serviço de cada padre em nossa Igreja diocesana. Dessa forma, sob a perspectiva bíblica, pastoral e doutrinal, mostrou como cada um deve fazer do dom do sacerdócio um testemunho alegre para a vida da Igreja e do mundo, buscando em tudo fazer a vontade do Senhor e sendo reflexo do amor misericordioso de Deus.

Segundo ele, "o retiro é tempo restaurador, pois, podemos ouvir e falar com Deus, como também descansar o corpo e a mente para, depois, voltarmos restaurados para nossas atividades cotidianas". Assim, todos esses dias de silêncio, oração e meditação contribuíram para os padres abastecerem suas forças e renovarem seu Sim ao chamado do ministério.

Os dias de espiritualidade se encerraram com a Santa Missa presidida por Dom José, na memória litúrgica de São João Maria Vianney, patrono dos padres. Em sua fala, nosso bispo enfatizou a importância desse tempo de retiro e da fraternidade presbiteral e agradeceu pela vida e pelo trabalho desenvolvido por cada padre nas diversas realidades de nossa Igreja diocesana. Depois do almoço, cada padre voltou às suas realidades paroquiais abastecidos dos ensinamentos e da oração destes dias profundos de reflexão, penitência e convivência.

O próximo encontro oficial do clero diocesano está previsto para acontecer na próxima segunda-feira, dia 08 de agosto, com uma manhã de espiritualidade e convivência do clero por conta da celebração do dia do padre.