BRK atua com frentes de trabalho na construção de duas novas estações de bombeamento e implantação de 2,3km de redes de esgoto, em Porto Ferreira

Novas tubulações vão direcionar o esgoto coletado até a estação de tratamento do município. Moradores de 14 bairros recebem informativos das obras.

BRK atua com frentes de trabalho na construção de duas novas estações de bombeamento e implantação de 2,3km de redes de esgoto, em Porto Ferreira

As obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário de Porto Ferreira avançam com duas frentes de trabalho, atuando simultaneamente, na construção de duas novas estações elevatórias de esgoto bruto (EEE Cristo e EEE Lagoa Serena) e suas respectivas linhas de recalque, que são tubulações que servem para direcionar o esgoto bombeado por essas elevatórias até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, para ser tratado e devolvido limpo ao ribeirão Bonito.

As obras que tiveram início no mês de abril beneficiam, diretamente, 16,8 mil habitantes e atendem à toda população do município. São intervenções necessárias para que Porto Ferreira tenha a estrutura adequada para tratar todo o esgoto gerado e coletado nos imóveis da cidade, preservando, assim, seus córregos e rios.

AVANÇO DAS OBRAS

No sistema Lagoa Serena, a construção da nova estação elevatória na rua Hugo Girotto, próximo à rua Pedro Tiziane, está com 52% do projeto concluído, já tendo sido executadas as construções das estruturas do poço de sucção e barrilete, da sala de gerador e do sistema elétrico. Com essa elevatória, todo o esgoto gerado pelos imóveis do bairro Lagoa Serena, será bombeado até uma outra elevatória, a EEE Sibila, que o bombeará até a unidade de tratamento (ETE Fazendinha).

As obras neste sistema também contemplam a implantação de 470 metros de redes de esgoto, com diâmetro de 160 milímetros; serviço já finalizado.

No sistema Cristo, a construção da nova estação elevatória na rua Totó Ramos, próximo ao cruzamento com a avenida Ângelo Ramos, no bairro Santa Cruz, está com 14% do serviço concluído, sendo já executados os trabalhos de escavação, armação e concretagem da laje de fundo, e paredes do poço de sucção. Com essa elevatória, todo o esgoto gerado pelos imóveis que ficam à margem direita do rio Mogi Guaçu será bombeado até a estação de tratamento (Fazendinha). São 40,2 litros de esgoto por segundo.

Neste sistema também já foram executados 48% das obras de implantação, dos 1910 metros previstos da tubulação de recalque, que tem diâmetro de 200 milímetros; e 90% dos 506 metros previstos de redes de coleta de esgoto, com diâmetro de 250 milímetros.

"Com a execução dessas obras, Porto Ferreira dará um importante salto em saneamento, finalizando uma nova etapa do processo para a universalização dos serviços de esgoto", afirma Analice Lima de Carvalho, gerente de engenharia da BRK.

Trânsito

As obras têm impacto em mobilidade urbana com interdições de vias, desvios de trânsito, acessos, entre outros. Ao todo, o tráfego de seis vias serão impactadas pelas intervenções. São elas: avenidas Ângelo Ramos, Totó Ramos e Arcyr Giaretta Barcellos, e as ruas João Simão, Hugo Girotto e Elen Margaretti Kaisen.

Durante a execução dos serviços, essas vias são interditadas em trechos que vão sendo liberados conforme o avanço das obras. Por uma questão de segurança, os trechos permanecem interditados até a completa recomposição do pavimento. Neste caso, há trechos liberados no mesmo dia da abertura das valas, e outros em que as interdições podem se estender.

"No caso de vias com canteiro central, as interdições são parciais, sendo planejadas para ocorrer sempre preservando o fluxo em um sentido. Já nas vias de mão dupla, sem canteiros centrais, ocorrem interdições totais dos trechos. Esse esquema de trabalho foi definido para mitigar riscos de acidentes no local das obras", esclarece a gerente.

Os trabalhos ocorrem de forma prioritária de segunda a sexta-feira, sendo que de segunda a quinta das 7h às 17h, e as sextas-feiras até às 16h. Os locais com maior fluxo de veículos terão os trabalhos realizados nos finais de semana.

Informativos

Durante o mês de julho, os moradores dos 14 bairros diretamente relacionados às obras receberam folhetos informativos sobre o tema. São eles: Jardim das Palmeiras, Parque Residencial Cristo Redentor, Jardim Botafogo, Santa Cruz, Jardim Paschoal Salzano, Recreio São Lázaro, Jardim Centenário, Recreio, Residenciais Santo Afonso, Porto Bello, Las Palmas, Pauli Calisto, Vista Alegre e Lagoa Serena. O informativo descreve o que está sendo feito nestes bairros, os benefícios das obras para todo o município e detalha o planejamento dos serviços.

Acompanhe as ações da BRK e informações sobre as obras de ampliação do sistema de esgoto pelo site da empresa (www.brkambiental.com.br/porto-ferreira), nos perfis da concessionária nas redes sociais ou no folheto informativo sobre os serviços. Para solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza o telefone 0800 771 0001, com atendimento 24 horas. E ainda o WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.