Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

BRK AMBIENTAL

Porto Ferreira fecha primeiro semestre de 2022 com menor índice de perdas de água já registrado na cidade

Percentual de 20,7% é a menor média anual já computada no município; média nacional é de 40,14%



Essencial para a eficiência operacional do saneamento básico da cidade e preservação dos mananciais, as ações de combate às perdas de água no sistema de distribuição de Porto Ferreira se mantêm em destaque no cronograma de trabalho da BRK - concessionária responsável pelos serviços de saneamento do município, em 2022. No primeiro semestre deste ano, o índice médio de perdas registrado foi de 20,7%, percentual mais baixo já registrado na cidade. O valor também está bem abaixo do índice nacional que é 40,14%, segundo relatório do Instituto Trata Brasil divulgado este ano.

Comparando a média do primeiro semestre de 2021, que foi de 23,6%, com a média de 2022, foram 98 mil de litros de água que deixaram de ser captados dos mananciais da cidade; o volume é o suficiente para abastecer cerca de 19.600 mil pessoas por um mês.

As perdas de água são representadas por todo o volume de água tratada, distribuída pelas redes e, que de alguma maneira, é perdida, seja por vazamentos, por falhas no sistema de medição ou até por ligações clandestinas.

A BRK tem buscado, de forma contínua, aprimorar o sistema de controle de perdas adotado em Porto Ferreira. Dentre as ações realizadas no primeiro semestre deste ano estão: a instalação de dois macromedidores, de duas válvulas reguladoras de pressão, além da substituição de 83 ligações e a troca de 2.016 hidrômetros. Além disso, a concessionária também identificou 196 pontos de vazamentos não-visíveis, que foram reparados.

E para o segundo semestre, a BRK tem novas ações mapeadas, como a substituição de três macromedidores mecânicos por eletromagnéticos. Os macromedidores eletromagnéticos possuem um índice de imprecisão baixo, de apenas 0,5%, enquanto nos mecânicos, a imprecisão é de aproximadamente 2%.

"Os dois modelos são utilizados, mas os eletromagnéticos trazem maior agilidade nos processos operacionais, uma vez que fornecem informações em tempo real", explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

Além disso, a empresa irá executar no segundo semestre a instalação de uma válvula reguladora de pressão e a substituição de 120 quilômetros de redes de água.

"O principal objetivo dessas ações é garantir maior disponibilidade de água para a população de Porto Ferreira e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando, assim, um serviço de qualidade para a cidade. Elas vão ocorrer durante toda a concessão, uma vez que essa é uma atividade rotineira e contínua", complementa o gerente.

O combate às perdas de água, principalmente através do controle de vazamentos, é fundamental para a redução do índice e para melhoria e otimização de todo o sistema. "A redução das perdas não é um ato isolado, mas de todos. Por isso, sempre quando houver uma suspeita de vazamento é importante comunicar diretamente a concessionária. A participação e o envolvimento da população são fundamentais para que Porto Ferreira reduza ainda mais suas perdas e se mantenha referência em saneamento", comenta Zampieri.

O contato com a concessionária pode ser feito gratuitamente pelo 0800-7710001, 24h por dia, pelo site www.brkambiental.com.br/santa-getrudes ou pelas redes sociais (www.facebook.com.br/brk.ambiental).

Nathalia Lopes Comunicação - Regional SP

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!