2ª Feira Cerâmica Decor de Porto Ferreira já está aberta e vai movimentar o setor até dia 30 de julho

Impacto financeiro do evento é estimado em aproximadamente R$ 8 milhões

2ª Feira Cerâmica Decor de Porto Ferreira já está aberta e vai movimentar o setor até dia 30 de julho


A 2ª Feira Cerâmica Decor, da cidade de Porto Ferreira, teve sua abertura oficial na manhã desta sexta-feira (22/07), no Centro de Atendimento ao Turista José Vaz Vaz, no Circuito da Cerâmica Artística e Decoração.

O evento acontece até o próximo 30 de julho e busca impactar mais de 700 mil pessoas. A Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração terá mais de 240 lojas participantes e promete resultados positivos para a cidade.

Empresários, comerciantes e lojistas ferreirenses serão impactados com um lucro total estimado de aproximadamente R$ 8 milhões. Isso mostra um grande avanço e desenvolvimento para Porto Ferreira economicamente. A expectativa para este ano é receber milhares de turistas, em busca de artigos de varejo em cerâmica e decoração.

Cerimônia

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Rômulo Rippa; do vice Dr. Saldanha Leivas Cougo; diversos secretários municipais, representados pela secretária de Desenvolvimento e Turismo, Maria Lucia Baltieri; os vereadores Marcelo Ozelim (PP), líder do governo, e Priscila Franco de Oliveira (PSDB); o presidente da Asloc (Associação das Lojas do Circuito da Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração de Porto Ferreira), Hans Otto Kurt Beran; o presidente do G9, José Manoel Vaz Gomes; o presidente do Sindicer (Sindicato das Cerâmicas), Gustavo Burian; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira, Leandro Gentina; o representante do Sebrae-SP para políticas públicas e relações institucionais, Tiago Souza Ramos; e ainda muitos convidados representantes de entidades como o Sebrae-SP, Senai, Senac, Associação Ferreirense dos Artesãos, entre outras.

A cerimônia também recebeu convidados de governos municipais da região, como o prefeito de Casa Branca, Marco César de Paiva Aga; de Santa Cruz das Palmeiras, José Crecentino Bussaglia, o Zé da Farmácia; e a primeira-dama de Pirassununga, Elizângela Mantovani. E ainda dirigentes das Prefeituras nas áreas de desenvolvimento e turismo dos municípios de Descalvado, Leme, Rio Claro, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Limeira e São Carlos.

Nos discursos, as autoridades presentes ressaltaram o momento de retomada após a pior fase da pandemia de covid-19. O prefeito Rômulo Rippa destacou a importância da união entre o poder público e os empresários e relembrou todo o processo de parceria, iniciado assim que assumiu a Prefeitura de Porto Ferreira, em 2017.

Também citou as dificuldades para a manutenção deste trabalho, a importância do diálogo e de ter uma equipe competente, e as conquistas do município nos últimos anos na área de desenvolvimento econômico, como o título de Capital Nacional da Cerâmica Artística e Decoração, os certificados estaduais de Município de Interesse Turístico (MIT) e Arranjo Produtivo Local (APL), e a "cereja do bolo", que foi o selo indicativo de procedência dos produtos aqui fabricados, que deram ao município o título de Prefeito Empreendedor do Sebrae nacional, prêmio que uma cidade paulista não conquistava há 10 anos.

"Nós estamos de passagem no governo. Mas se tem uma lição que vamos deixar é a de empoderar a sociedade civil em busca do desenvolvimento econômico, para quando estivermos fora eles poderem continuar todo esse processo", finalizou Rômulo Rippa.

,