Começou a campanha para realização da 1ª Macarronada Solidária em 2022

Publicada no JORNAL DO PORTO dia1-7-2022

Começou a campanha para realização da 1ª Macarronada Solidária em 2022

Uma frase de um pensador anônimo, traduz bem a realidade desta presente época: "Vivemos em um tempo no qual a maioria das pessoas se preocupa mais com o acumular do que com o compartilhar". E segundo a Sociedade Brasileira para a Solidariedade, o Brasil ocupa a 74% posição no ranking mundial de solidariedade. Por mais que aparentamos uma nação solidária e acolhedora, a nação brasileira está distante de alcançar as grandes potências no requisito da solidariedade.

Os Estados Unidos assume o posto de País mais solidário do mundo há mais de 10 anos. Os norte-americanos conta com uma cultura muito forte de doação de tempo e dinheiro para ideais que eles acreditam serem importantes para a sociedade. Seguido dos Estados Unidos, vem o desconhecido Mianmar e em terceiro lugar a Nova Zelândia.

A metodologia para analisar esses dados foi a utilização da Charities Aid Foundation (CAF, em inglês). O estudo da CAF mensura três dimensões de generosidade: (1) ajuda a um estranho; (2) doação financeira; (3) doação de tempo com serviço voluntário. E segundo a Sociedade Brasileira para Solidariedade, a pandemia da COVID-19, mudou em grande proporção a realidade de doações no Brasil, que teve um acréscimo notório e possibilitou alimentar centenas de famílias carentes com envio de cestas básicas para diversas comunidades.

Antes mesmo desta "boa fase solidária" da sociedade brasileira, o escritor Alex de Souza Magalhães e a igreja Adventista do Sétimo Dia de Porto Ferreira, já haviam iniciado a ação social Macarronada Solidária.

Um projeto que conta com doações da própria população para realizar macarronada aos munícipes que vivem em situação de vulnerabilidade sócio-econômica e aos adeptos de uma boa macarronada. O evento social ocorrerá no dia 31 de julho de 2022, mas os organizadores já começaram a arrecadação de macarrão, molho de tomate, milho, alho, cebola, cheiro verde e proteína de soja. No último evento realizado em meados de dezembro de 2021, Alex conta que o cantor Lucas Marcelino, o empresário Paulo Fávaro, o Solar dos Jovens de Ontem e outras dezenas de voluntários, contribuíram para que o evento fosse um grande sucesso. O sucesso que os organizadores esperam alcançar com esta realização: "Acima de tudo, temos que exaltar a Deus que tem tocado no coração das pessoas para que possam contribuir com nosso projeto. Mas não deixemos de enaltecer a credibilidade que a ação social tem causado entre os voluntários e doadores. Tudo isto enriquece a segurança do evento, que mais uma vez contará com a ajuda de todos os colaboradores, comenta Alex".

Alex explica que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Porto Ferreira, por meio de sua secretária, Mileni Arantes, cedeu espaço para que um caixa fosse deixado na secretaria, a fim de facilitar as doações de quem vive na região central da cidade ou em outras regiões que ficam distantes da igreja Adventista no bairro do Cristo Redentor.

Mesmo que pareçamos uma País cuja nação tem mais o habito de acumular do que compartilhar, pequenas ações fazem diferença na vida de quem precisa e por isto a Macarronada Solidária necessita de sua doação, para que seja realizada com êxito.