BRK realiza campanha interna para prevenção de incidentes com mãos e pés

Objetivo é evitar acidentes de trabalho de funcionários na execução de atividades diárias, inerentes aos serviços prestados pela concessionária no município

BRK realiza campanha interna para prevenção de incidentes com mãos e pés

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, iniciou nesta semana uma campanha especial para reforçar a segurança de seus funcionários e profissionais terceirizados, em relação à proteção dos pés e das mãos durante a execução de suas atividades.

Intitulada como "OPA! Tudo pronto e em segurança?", a campanha conta com diversas ações de conscientização até o final do mês de julho, destacando os cuidados com os pés e as mãos durante as atividades operacionais, e reforçando as orientações sobre o uso adequado das ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A abertura da campanha reuniu funcionários e profissionais terceirizados da concessionária em uma Parada de Segurança, e contou com a apresentação da iniciativa. Dentre os principais tipos de incidentes que envolvem os pés e mãos no ambiente de trabalho, estão: prensamentos, impactos, perfurações, cortes, torções de tornozelo e as principais causas são uso de ferramentas inadequadas na execução de serviços.

Segundo dados do Anuário Estatístico de acidentes de trabalho, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 30% dos acidentes de trabalho envolvem as mãos.

"A proteção dos pés e das mãos vai além do uso de EPIs. É essencial que os profissionais nunca improvisem, utilizem as ferramentas adequadas para cada atividade e trabalhem sempre com olhos e mentes na tarefa", destaca Diego de Oliveira e Silva, Gerente Regional de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BRK.

É fundamental que os funcionários da companhia percebam a importância da prevenção de incidentes e tenham mais conscientização, quanto às melhores práticas para a proteção das mãos e pés, que são partes do corpo importantes para a realização de diversas atividades diárias e não somente para o trabalho.

"As atividades da campanha reforçam o valor da empresa em atuar com segurança e manter a integridade das pessoas", reforça Silva.