Em ação inédita do Poupatempo, motoristas que exercem atividade remunerada podem regularizar a situação da CNH neste sábado (2)

Oportunidade é para os condutores que prestam serviço de transporte e devem incluir a observação "EAR" no documento; ainda há vagas disponíveis

Em ação inédita do Poupatempo, motoristas que exercem atividade remunerada podem regularizar a situação da CNH neste sábado (2)

Neste sábado, 2 de julho, o Poupatempo realizará o mutirão "EAR" para facilitar e incentivar a regularização dos motoristas de carro ou moto que exercem atividade remunerada. Foram 4,3 mil vagas distribuídas entre as unidades do estado de São Paulo e ainda há horários disponíveis para o agendamento.

Em parceria com o Detran.SP, a ação inédita é voltada para aqueles que prestam serviço de transporte de pessoas, bens ou valores para pessoa física e/ou jurídica, autônomos ou contratados. O atendimento presencial deve ser marcado previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

Vale reforçar que, para incluir o EAR – Exerce Atividade Remunerada, é necessário passar pela avaliação psicológica e, se considerado apto, pagar a taxa de emissão – o custo do exame psicológico é de R$ 123,08, enquanto o da emissão é de R$ 116,50. Depois que todas as etapas estiverem concluídas, o condutor irá receber o documento físico pelos Correios, no endereço indicado pelo cidadão. Também será possível obter a CNH Digital, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a versão online pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Lembrando que as habilitações que forem solicitadas a partir de agora já serão emitidas no novo modelo da CNH pelo Detran.SP. Atendendo à Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a mudança altera características da identidade visual da carteira de motorista, agora em tons de verde e amarelo, e possibilita a inclusão de informações como o nome social, para quem já possui essa opção no RG, filiação afetiva e o uso do código MRZ, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

Condições para solicitar a observação EAR:

  • Estar com a validade da CNH vigente;
  • Se o condutor for habilitado apenas na categoria A, para a inclusão da observação EAR, ele também deve ter mais de 21 anos, ter habilitação há no mínimo dois anos na categoria A e possuir curso de motofrete ou mototáxi válido;
  • Prontuário de habilitação registrado no Estado de São Paulo;
  • Não constar bloqueio ativo no prontuário de habilitação.

    Serviço:

    Mutirão para inclusão de EAR: acontecerá em todas as unidades do Poupatempo, com 4,3 mil vagas.
    Data: sábado, 2 de julho.
    Horários de atendimento: habitual, de acordo com unidade escolhida e mediante agendamento prévio. Os locais e endereços podem ser consultados no portal www.poupatempo.sp.gov.br.