Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

BRK AMBIENTAL

Porto Ferreira tem ampliação do sistema de esgoto com obras que beneficiam diretamente mais de 16 mil pessoas

BRK inicia construção de duas novas estações de bombeamento e implantação de 2,3 quilômetros de tubulações para direcionar o esgoto coletado até a unidade de tratamento do município.


Com o objetivo de expandir as estruturas do sistema de esgotamento sanitário de Porto Ferreira, ampliando a prestação dos serviços de esgoto ao município, a concessionária BRK, responsável por serviços de saneamento na cidade, executa a construção de duas novas estações elevatórias de esgoto bruto (EEE Cristo e EEE Lagoa Serena) e suas respectivas linhas de recalque; que são tubulações que direcionarão o esgoto bombeado por essas elevatórias até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, para ser tratado e devolvido limpo ao Ribeirão Bonito.

As obras que tiveram início no mês de abril beneficiam, diretamente, 16,8 mil habitantes e atendem a toda população do município porque são intervenções necessárias para que Porto Ferreira tenha a estrutura adequada para tratar todo o esgoto gerado e coletado nos imóveis da cidade; preservando, assim, seus córregos e rios.

Com a execução dessas obras, o município dará um importante salto em saneamento, finalizando uma nova etapa do processo para a universalização dos serviços de esgoto.

As obras estão divididas em dois sistemas de trabalho:

Sistema Cristo: contempla a construção da EEE Cristo na rua Totó Ramos, próximo ao cruzamento com a avenida Ângelo Ramos, no bairro Santa Cruz. Com essa elevatória, todo o esgoto gerado pelos imóveis que ficam à margem direita do rio Mogi Guaçu será bombeado até a estação de tratamento (Fazendinha). São 40,2 litros de esgoto por segundo. Além da estação de bombeamento, essa região da cidade também terá implantados 1.910 metros de redes de esgoto (diâmetro de 200mm).

Sistema Lagoa Serena: contempla a construção da EEE Lagoa Serena na rua Hugo Girotto, próximo à rua Pedro Tiziane, no bairro Lagoa Serena. Com essa elevatória, todo o esgoto gerado pelos imóveis do bairro Lagoa Serena, será bombeado até uma outra elevatória, a EEE Sibila, que o bombeará até a unidade de tratamento (Fazendinha). São 20,1 litros de esgoto por segundo. Além da estação de bombeamento, essa região da cidade também terá implantados 470 metros de redes de esgoto (diâmetro de 160mm).

As obras têm impacto em mobilidade urbana com interdições de vias, desvios de trânsito, acessos, entre outros. Ao todo, o tráfego de seis vias serão impactadas pelas intervenções. São elas: avenidas Ângelo Ramos, Totó Ramos e Arcyr Giaretta Barcellos, e as ruas João Simão, Hugo Girotto e Elen Margaretti Kaisen.

Durante a execução dos serviços, essas vias serão interditadas em trechos a serem liberados conforme o avanço das obras. Por uma questão de segurança, os trechos permanecerão interditados até a completa recomposição do pavimento. Neste caso, há trechos que serão liberados no mesmo dia da abertura das valas e outros em que as interdições podem se estender.

"No caso de vias com canteiro central, as interdições são parciais, sendo planejadas para ocorrer sempre preservando o fluxo em um sentido. Já nas vias de mão dupla, sem canteiros centrais, ocorrem interdições totais dos trechos. Esse esquema de trabalho foi definido para mitigar riscos de acidentes no local das obras", esclarece Analice Lima de Carvalho, gerente de engenharia da BRK.

Os trabalhos ocorrem de forma prioritária de segunda a sexta-feira, sendo que de segunda a quinta das 7h às 17h, e as sextas-feiras até às 16h. Os locais com maior fluxo de veículos terão os trabalhos realizados nos finais de semana.

Acompanhe as ações da BRK e informações sobre as obras de ampliação do sistema de esgoto pelo site da empresa, nos perfis da concessionária nas redes sociais ou no folheto informativo sobre os serviços. Para solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza o telefone 0800 771 0001, com atendimento 24 horas. E ainda o WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.

Nathalia Lopes Comunicação - Regional SP

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!