Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

PORTO DE MEMÓRIAS

Documentário conta trajetória dos 30 anos da primeira conquista de Porto Ferreira pela Taça EPTV de Futsal

Em novembro de 1991, a cidade vencia Vargem Grande do Sul e conquistava a primeira Taça do maior torneio de futsal do interior de São Paulo


O ano de 1991 entrou para a história do esporte ferreirense com a inédita conquista da recém criada Taça EPTV de Futsal. Com gols de Marcelo Duarte, o Marcelinho, e Eduardo Escobar, Duda, Porto Ferreira derrotou a cidade de Vargem Grande do Sul por 2x1 e sagrou-se campeão do torneio naquele ano.

Era apenas o início da Taça EPTV, que surgiu em 1990. Na época, 26 equipes abraçaram a ideia e disputaram a competição de forma pioneira. Apesar do favoritismo, Vargem Grande foi derrotada pela equipe ferreirense, formada em geral por jogadores da Margirius. Mais de 30 anos se passaram desde aquele 2 de novembro, e agora, personagens desse espetáculo voltam a campo para contar os desafios e glórias da campanha do time de Porto Ferreira até a vitória.

O documentário produzido pelo projeto Porto de Memórias entrevistou ao longo dos meses de maio e junho, personalidades que fizeram parte desta conquista, como Antonio Fortunato, o Toninho, técnico da equipe ferreirense a época, e sua filha Luciana Fortunato, que acompanhava as partidas, Vercy Amado, tradicional radialista esportivo do município, Marco Thomazin, o Thomate, servidor da atual Secretaria de Esportes e Lazer, além é claro dos goleadores da partida, Duda e Marcelinho.

As memórias do Ginásio Municipal Rosito Donato em Ibaté, local da final, lotado de torcedores ferreirenses, que desembarcaram em peso em mais de 10 ônibus para acompanhar a partida, bem como a recepção eufórica da população ferreirense na chegada dos campeões, estão entre os relatos daqueles que fizeram parte desta história, que destacam o entusiasmo da torcida, antes, durante e depois da vitória.

"Tava um espetáculo dentro da quadra, nós jogamos pra ser campeão" (Duda). "Foi muita emoção, uma das maiores já vividas por mim, com certeza" (Vercy Amado). "Eu posso dizer com toda a certeza, Porto Ferreira é a capital do futsal regional" (Thomate).

O projeto Porto de Memórias foi idealizado pelo ferreirense e jornalista Felipe Lamellas e se propõe a contar histórias de vida de personalidades marcantes para a cidade, conhecidas ou não.

O objetivo principal é resgatar e preservar a memória da comunidade local, contando histórias, causos e lembranças de membros da sociedade, que se confundem com a própria história da cidade.



por Felipe Lamellas Jornalista I Unesp (2020)

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!