BRK foca em projetos voltados para a redução de perdas de água em Porto Ferreira

Estudo do Trata Brasil revela que o desperdício do recurso hídrico no país é suficiente para abastecer mais de 66 milhões de brasileiros em um ano

BRK foca em projetos voltados para a redução de perdas de água em Porto Ferreira

Um novo estudo do Instituto Trata Brasil chama a atenção para a quantidade de água perdida nos sistemas de distribuição no país. Hoje, o Brasil desperdiça o equivalente a 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada diariamente. Considerando apenas os 60% deste volume, que estão relacionados aos vazamentos, é uma quantidade suficiente para abastecer mais de 66 milhões de brasileiros em um ano, pouco mais de 30% da população brasileira em 2020.

O estudo "Perdas de água potável (2022, ano base 2020): desafios para disponibilidade hídrica e avanço da eficiência do saneamento básico no Brasil" revela também, que, o volume desperdiçado seria mais que suficiente para levar água aos quase 35 milhões de brasileiros que até hoje não têm acesso ao recurso, nem para lavar as mãos.

Engajada em reverter essa realidade nos municípios em que opera, a BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, realiza um trabalho contínuo e estruturado, voltado exclusivamente ao controle de perdas.

No início da concessão, em 2012, o índice de perdas de água na cidade era de 51,8%. Com investimentos na modernização de redes, trabalho intenso de mapeamento de áreas mais sensíveis e um corpo técnico que aplica tecnologia para identificar esses vazamentos, a concessionária conseguiu reduzir o índice de perdas para 25,32% (média de 2021). Na prática, desde o início da concessão, foram economizados 2,25 bilhões de litros de água, o suficiente para abastecer a cidade por cinco meses.

Outro fator que contribui para a redução desse índice é o trabalho realizado com a substituição de hidrômetros, com o intuito de garantir o bom funcionamento do equipamento, atendendo à legislação vigente e recomendação do INMETRO. Além disso, a concessionária também executa a instalação de loggers no sistema de distribuição de água, dispositivos que monitoram a pressão e, a partir disso, é possível identificar uma alteração de pressão e um possível vazamento na rede; e de macromedidores e válvulas reguladoras de pressão. Outra ação importante é a setorização do abastecimento de água que consiste em designar redes específicas para abastecer cada região da cidade, permitindo a gestão e controle na distribuição. Com isso, a identificação dos vazamentos de água se torna mais ágil. Em 2021, foram criados quatro novos setores na cidade.

"Mais do que garantir um atendimento de excelência, a BRK é promotora de uma cultura do cuidado com os recursos hídricos. Realizamos um trabalho de gerenciamento, em conformidade com uma necessidade mundial, que é a de garantir a disponibilidade de água potável e o saneamento para todos, pois, esses são direitos básicos que qualquer cidadão deve ter acesso e são reconhecidos pela ONU. Nesse sentido, investimos em muita tecnologia para buscar formas de identificar e corrigir vazamentos com mais agilidade, além de realizarmos vistorias para identificação de fraudes, substituição e modernização do parque de hidrômetros da cidade, de acordo com critérios técnicos de avaliação e tempo de uso dos equipamentos, porque sabemos que isso tem um impacto ambiental muito significativo", afirma Alex Zampieri, Gerente de Operações da BRK em Porto Ferreira.