Após 3 anos do anúncio do pacote de investimentos, restam apenas finalização de rotatória e Teatro Municipal

Publicada no JORNAL DO PORTO dia 3-5-2022

Após 3 anos do anúncio do pacote de investimentos, restam apenas finalização de rotatória e Teatro Municipal

Há 3 anos, no dia 29 de maio de 2019, o prefeito Rômulo Rippa surpreendeu boa parcela da população ao anunciar um audacioso pacote de investimentos em obras diversas, abrangendo todas as regiões do município, no valor de R$ 26 milhões, financiado junto à Caixa Econômica Federal.

Na ocasião o anúncio gerou empolgação, uma vez que estava prevista a construção de obras muito aguardadas pela população, algumas há décadas, mas também apreensão sobre o tamanho do passo que se estava dando. Num país acostumado a promessas políticas e eleitoreiras, um anúncio de tal magnitude a um ano das eleições municipais era mesmo motivo para preocupação.

No anúncio, o prefeito Rômulo Rippa, com apoio da maioria dos vereadores da então legislatura, frisou a seguinte narrativa: "Os investimentos serão possíveis graças à recuperação da saúde financeira do município. Depois de termos quitado mais de R$ 24 milhões de dívidas herdadas das administrações anteriores, de melhorarmos as contas e estarmos honrando nossos compromissos em dia, nós temos o nome limpo para podermos fazer novos investimentos", explicou na ocasião.

Realmente, a nota de crédito do município junto à Caixa Econômica Federal havia subido de "F", quando da posse do governo Rippa em 2017, para "B", em 2019. "Isso permite buscarmos recursos a juros baratos, melhores condições e maiores prazos", disse o prefeito.

Nesses 3 anos muita coisa aconteceu com a cidade e o mundo. A partir do início de 2020 o fato mais marcante, sem dúvida, foi a pandemia de covid-19, algo nunca antes imaginado e que alterou a vida de todos, em todos os lugares. Mesmo assim, o governo municipal seguiu em frente no pacote de investimentos e nas obras.

Vieram as eleições e Rômulo foi reeleito com grande margem pela população. É inegável que os dois fatos contribuíram e muito para o sucesso nas urnas, ou seja, o avanço das obras do pacote, que mostrou que não se tratava de promessa eleitoreira, e a condução do governo municipal frente à pandemia de covid-19.

Hoje, de todas as obras anunciadas, resta apenas a finalização de duas delas, o que deve acontecer em breve: a rotatória das avenidas Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz/Ângelo Ramos/Rudolf Streit e a construção do Teatro Municipal.

Relembre abaixo todos os investimentos realizados nesses 3 anos:

• Obras de pavimentação e infraestrutura do Cefer (Centro Empresarial Ferreirense).

• Ponte sobre o rio Santa Rosa e acessos, ligando as regiões Leste, Sul, Sudeste e Centro.

• Drenagem e asfalto nas vias sem pavimentação da Estância dos Granjeiros.

• Infraestrutura e regularização fundiária do Jardim Alegrete, próximo ao Jardim Anibal.

• Infraestrutura e pavimentação da avenida Mariano Procópio, no Recreio Aeroporto.

• Duplicação de trecho da avenida Júlio de Oliveira Dorta, entre o Cemitério Cristo Rei (novo) e o Cefer.

• Aquisição do imóvel do antigo Cine São Sebatião para implementação de um Teatro Municipal.

• Rotatórias de acesso às avenidas Ângelo Ramos, Rudolf Streit e Nicolau de Vergueiro Forjaz, no Centro, e às avenidas Mariano Procópio e Júlio de Oliveira Dorta.

• Recapeamento nos bairros: Jardim Anibal, Jardim Águas Claras, Vila Daniel, Vila Real, Jardim Paschoal Salzano, Jardim Porto Seguro, Jardim Anésia, Centro e Santa Cruz.

• Urbanização completa do Jardim Anésia 2 (guias, galerias de águas pluviais, pavimentação).

• Construção da creche da Vila Maria.

• Compra de gleba para construção de 200 casas populares em parceria com a CDHU.