Defesa Civil e especialistas debatem gestão integrada de riscos e desastres

Evento nesta quinta-feira divulgou o Caderno Técnico de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GIRD+10), material digital e gratuito com foco na redução de ocorrências de desastres no País

Defesa Civil e especialistas debatem gestão integrada de riscos e desastres

A Defesa Civil Nacional promoveu nesta quinta-feira (26), um debate para divulgar o Caderno Técnico de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, o GIRD+10.

Com foco em ferramentas voltadas à redução de ocorrências de desastres no Brasil, o material, digital e gratuito, traz textos, podcasts, documentos, animações, web stories e entrevistas com alguns dos maiores especialistas em gestão de riscos de desastres do País.

Reinaldo Estelles, coordenador-geral do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, destacou o público-alvo do caderno.

"É um trabalho fundamentalmente voltado para os gestores municipais, apesar de qualquer cidadão também ter acesso, mas, ainda assim, ele tem um cunho muito voltado para a administração municipal, para as defesas civis municipais", observou.

Entre os convidados do webinar, estava Amanda Silveira Carbone, coordenadora de projetos e consultora ambiental do Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável, o Siades, instituto que ajudou na produção do caderno.

No evento, ela destacou a importância das soluções baseadas na natureza para a redução de riscos de desastres.

"Quando a gente fala em redução de riscos e utilizar os ecossistemas para isso, a gente está falando de redução dos riscos de inundações, de estabilização de morros e encostas. Então é uma função importante"

O Caderno GIRD+10 está disponível no site e no canal do MDR no Youtube.