Ciclone subtropical no Sul do País começa a se afastar do litoral

O informe é da Defesa Civil Nacional. Alerta para rajadas de vento, frio intenso e geadas permanece em grande parte do Brasil nos próximos dias

Ciclone subtropical no Sul do País começa a se afastar do litoral

A Defesa Civil Nacional informa que o ciclone subtropical no Sul do País começou a se afastar do litoral brasileiro, sendo descartada a possibilidade de um furacão atingir o País.

Apesar disso, rajadas de vento nas regiões Sul e Sudeste e frio intenso e geadas em grande parte do Brasil podem ocorrer nos próximos dias.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, o ciclone já passou pelo litoral do Rio Grande do Sul, e, neste momento, segue em direção aos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com menos intensidade do que o previsto e se afastando da costa.

Ainda assim, a recomendação para que a população adote medidas de autoproteção se mantém. Os ventos fortes podem atingir até o município de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

Em paralelo ao ciclone, uma massa de ar frio segue provocando baixas temperaturas e sensações térmicas críticas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Também é possível que haja geadas nos próximos dias.

Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, destaca os cuidados a serem tomados neste período.

"Com esse panorama, recomenda-se especial atenção com as populações mais vulneráveis, como crianças, idosos e enfermos, além das pessoas em situação de rua. Ingerir bastante líquido, evitar locais fechados e se manter aquecido estão entre os principais cuidados. Vale destacar, também, a atenção com os animais de estimação, que precisam ser abrigados e protegidos do frio"

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.

Veja mais:

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste passarão por onda de frio com mínimas de 10°C

Qual a relação entre doenças e o frio? Quais são as mais comuns no inverno?