Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

AFEALC

Cerimônia oficializa a primeira formação da Academia Ferreirense de Educação, Artes, Letras e Ciências

A instituição, que utiliza o nome de origem grega, academia, tem o objetivo de, na união de seus representantes, buscar conhecimentos e sabedoria para preparar o melhor para as futuras gerações


Foto com os acadêmicos ao final do evento

Na noite do último sábado, 7 de maio, aconteceu, nas dependências do Sest/Senat, a cerimônia de posse dos acadêmicos titulares da Academia Ferreirense de Educação, Artes, Letras e Ciências (Afealc).

A instituição, que utiliza o nome de origem grega, academia, tem o objetivo de, na união de seus representantes, buscar conhecimentos e sabedoria para preparar o melhor para as futuras gerações, tendo como base a construção do conhecimento por meio da cultura e de suas grandes áreas humanas: Educação, Artes, Letras e Ciências.

O evento contou com a presença de membros da Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação (Aplace), liderados por seu presidente, o professor Israel Foguel, os quais empossaram os membros da academia ferreirense, que se oficializava na noite do sábado.

Autoridades municipais também estiveram presentes para prestigiarem o evento, dentre elas as vereadoras, Priscila Franco (PSDB) e Luciane Lourenço (PSD), a Secretária de Educação, Maria Cecília Gallo da Cunha Leme e o Secretário de Cultura e Economia Criativa do município, Régis Radael Berretta. Este último representou o prefeito Rômulo Rippa e anunciou que o poder público cedeu o espaço externo da antiga cadeia municipal para que sirva como uma sede para a Afealc, enquanto a instituição ainda não possui prédio próprio. Vale lembrar que o prédio público já abrigou anteriormente o museu da cidade, trazendo um valor ainda mais simbólico para a destinação.

Durante a cerimônia, a professora Izilda de Fátima Guerra foi empossada como diretora executiva da Academia e logo na sequência deu a abertura a sessão pública de posse dos demais acadêmicos.

A nossa Academia há de querer ter as mesmas feições de estabilidade e progresso duradouro. Já o batismo das suas cadeiras com os nomes saudosos de figuras ilustres do município é indício de que o progresso é nosso primeiro voto, pois cada um deles representa, a sua maneira, a força do nosso povo, a vontade de crescer, o olhar sempre em frente. Cabe-nos fazer com que: preservando a memória deles, fomentando as artes, a ciência e a educação essa força perdure. Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles os transmitam aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida ferreirense.

Veja abaixo uma lista com todos os acadêmicos e seus respectivos patronos, nomeados como imortais, tendo em vista que seus nomes nunca serão substituídos, ficando então, eternizados na história de Porto Ferreira:

Nomes Dos Acadêmicos

Nome Do Patronos Imortais

1

Marcus Vinícius Gouveia

Annibal Monteiro Teixeira De Carvalho

2

Rubiane Burin

Antonio Lázaro Ribaldo

3

Mara Barcellos

Antonio Teixeira

4

Bruno Savi De Castro Melo

Antonio Valério Brun

5

Enéas Silva Soares

Deocleciano José David

6

Antônio Fernando Gentil

Erlindo Salzano

7

Adilson Cesár Baião

Evelcor Fortes Salzano

8

Izilda De Fátima Aparecida Guerra

Flávio Da Silva Oliveira

9

Márilia Mondin Thomaz Verechia

Flora De Góes Valeriani

10

Maria Bernadete Arnoni

Grete Beran

11

Sérgio José Da Silva

Henrique Da Mota Fonseca Junior

12

Andressa Paula Sampaio Rissatto

Herminia Fernades Lopes

13

Marco Antonio Ponciano

Honória Francisca Da Paixão

14

Lisete Aparecida Moraes

Ies Perondi Ligabó

15

Valéria Correa Porto Fadel

Jean Gabriel Villin

16

Luzia Marta Bellini

João Roberto Bellini

17

Renata Rossi Fiorin Siqueira

João Inácio Ferreira

18

Mauricio Fernando Ferreira

João Justino

19

Karla Lisandra Campos

José Aparecido Barbosa De Lima

20

Walnice Helana Zuffo

José Eugênio Colli

21

Paulo Henrique Ferreira

Jura Costa Valente

22

Daniel Cosmo Pizetta

Lilian Apparecida Máscia Braga Ramos

23

Nivaldo Donizete Basi

Macier Martins

24

Luis Rosa De Camargo

Manuel Bergnströn Lourenço Filho

25

Paulo Eduardo Andrade De Carvalho

Manuel Da Silva Oliveira

26

Antônio Alves Coutinho

Maria Célia Maciel Araújo

27

Carina Santos Carrera

Máximo Fenili

28

Neusa Varizi

Octaviano Antonio Pavesi

29

Priscila Mara Araújo Gualberto

Orestes Rocha

30

Vera Lúcia De Camargo Nascimento

Pedro Fares

31

Gizelda Luzia Da Silva

Plínio De Góes Valeriani

32

Juliana Colli

Ruben Parada

33

Apparecido Affonso Espírito Santo

Tharsis Ramos


A cerimônia ainda contou com uma apresentação do coral infanto juvenil da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Ferreira sob a regência da maestrina Tatiana Justino, e logo após, a entrega de alguns mimos aos familiares dos patronos homenageados.

Ao final do evento, a primeira diretora da Afealc citou uma frase de Machado de Assis para encerrar a cerimônia de posse:

Só as grandes paixões são capazes das grandes ações

Os organizadores do evento ainda realçaram os agradecimentos a outras autoridades presentes na cerimônia, como o Gestor da Casa dos Conselhos de Porto Ferreira, Felipe Lamellas, a Ex-Dirigente Regional de Ensino, Neide Pinheiro (que foi dirigente em várias Gestões Públicas Estaduais), o Acadêmico nº 20 da Academia Santarritense de Letras, Sinésio Marçal Júnior, a professora Norma Jamus Villela e o outro confrade da Academia Pirassununguense, Domingos Apparecido Azarite.

Os agradecimentos se estenderam também a toda a coordenação do Sest/Senat, em especial a Coordenadora de Promoção Social, Uiara Camila de Farias e a Graciele da Silva, que foram tão receptivas, gentis e prestativas com toda a realização do evento.


Confira as imagens da cerimônia abaixo:


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!