Construção de centro para hemodiálise é solicitada em sessão

Vereador João Lázaro fez requerimento para que pacientes não precisem viajar

Construção de centro para hemodiálise é solicitada em sessão

Na tribuna, vereador João Lázaro fala sobre seu requerimento

Na 15ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (02/05), o vereador João Lázaro (PSDB) apresentou o Requerimento nº 230/2022, que solicita informações sobre a possibilidade de construção de um centro de atendimento ou atenção às pessoas que sofrem de insuficiência crônica renal.

O parlamentar fez uso da tribuna para comentar o requerimento. "Há meses, algumas pessoas que precisam fazer hemodiálise em cidade de fora vêm me procurando e falando da dificuldade. Isso é muito constrangedor. A pessoa faz a hemodiálise e tem que retornar para o município, debilitando-a."

João Lázaro citou que em Pirassununga já existe a possibilidade de fazer o procedimento. "Como eu sempre falo, esse requerimento, depois de aprovado, não é do vereador João Lázaro, ele passa a ser da Câmara Municipal e, hoje, essa Casa de Leis está plantando uma sementinha que eu tenho certeza que o prefeito ao receber irá analisar com muita responsabilidade e quem sabe, se não puder ser realizado agora, fazer um planejamento para o futuro", sugeriu.

O número de pessoas que necessitam de hemodiálise em Porto Ferreira tem crescido, segundo o vereador. "E se esse procedimento for realizado aqui vai ser muito benéfico e ajudar muita família, principalmente aqueles que precisam viajar praticamente duas, três vezes por semana para fora."

Para finalizar, pediu o apoio ao seu requerimento. "Eu conto com a compreensão do senhor prefeito para que, junto com a Câmara Municipal, a Administração Municipal venha pensar numa saída e melhor atender a nossa população. Como falei, é uma sementinha que a Câmara Municipal está plantando e que essa sementinha germine e venha dar bons frutos", concluiu João Lázaro.

O vereador Élcio Arruda (MDB) também fez uso da palavra. "Parabéns João Lázaro pelo requerimento. Ao longo dos anos, essa Casa de Leis tem tentado disponibilizar um centro de atendimento ao paciente para fazer hemodiálise, sabemos do sofrimento não só desse paciente, mas também dos familiares", afirmou.

Para realizar a hemodiálise, os pacientes precisam sair de madrugada. "Às vezes demora para retornar porque depende de todos realizarem esse procedimento. Temos que fazer um esforço em conjunto para conseguirmos o tão sonhado centro de hemodiálise em Porto Ferreira", ressaltou o vereador.

Élcio Arruda citou a busca de parceria com deputados. "Uma união de esforços, com deputados parceiros via Ministério da Saúde, envolver o próprio Hospital Dona Balbina, Prefeitura Municipal, tenho certeza que é uma vontade do prefeito Rômulo também de estar disponibilizando mais essa melhoria para nossa população, dando mais qualidade e comodidade", finalizou.

O requerimento foi aprovado por unanimidade constando a ausência do vereador Pedro Melo (União Brasil) e seguirá para a resposta do Executivo Municipal dentro do prazo regimental.