Rádios Porto FM e Primavera AM pertencem agora ao Grupo São Leopoldo Mandic de Comunicação

Rádios Porto FM e Primavera AM pertencem agora ao Grupo São Leopoldo Mandic de Comunicação

Conforme adiantou a coluna "Brasil Essa é a sua Cara" da semana passada, esta semana veio a confirmação de que as rádios Porto FM e Primavera AM, as mais tradicionais em suas frequências em Porto Ferreira, estão agora sob nova direção, conforme publicação do site especializado Tudo Rádio.

As emissoras agora pertencem ao Grupo São Leopoldo Mandic de Comunicação, por meio da Rede Conecta FM. Segundo a notícia do portal especializado, desde a última semana o projeto passou a atuar através de duas emissoras, sendo a Conecta FM Porto FM 106.9 e Conecta Rádio Primavera AM 1470, ambas rádios situadas em Porto Ferreira. As estreias foram relatadas pelo Mapa da Atualização do portal tudoradio.com.


Rede Conecta FM – Continua subindo o número de estações que integram a Rede Conecta FM, projeto de formato adulto-contemporâneo controlado pelo Grupo São Leopoldo Mandic de Comunicação, com sede em Campinas (SP) e que é proprietário da Faculdade São Leopoldo Mandic, entre outras instituições.

Porto Fereira passou a abrigar a programação da marca através de suas emissoras, sendo a Conecta FM Porto FM e Conecta Rádio Primavera. A novidade foi percebida na última terça-feira (12) e elevou para cinco o número de estações ligadas à rede, que já atua em Araras, Mogi Guaçu e Nuporanga.

Com estreia registrada em fevereiro deste ano, a Rede Conecta FM iniciou suas operações a partir de duas emissoras, sendo a Conecta FM Vale Verde FM 95.3 de Mogi Guaçu e a Conecta FM Tropical FM 104.1 de Araras. Após cerca de um mês o projeto contou com mais uma ampliação no estado, com a estreia da Conecta FM 98.7 de Nuporanga, estação que fica localizada na região de Franca.

Juntas, a Conecta FM Porto FM e a Conecta Rádio Primavera AM reforçam a cobertura da rede controlada pelo Grupo São Leopoldo Mandic de Comunicação e passam a abranger diversos municípios, incluindo Aguaí, Casa Branca, Descalvado, Itirapina, Pirassununga, Santa Rita do Passa Quatro, entre outros compreendidos entre as regiões do Leste Paulista e o Centro Paulista.


Primavera AM – A primeira emissora do município, a Rádio Primavera AM, foi inaugurada oficialmente em 29 de julho de 1962. A instalação de uma rádio, porém, já era cogitada em 1948 por Máximo Fenili, empresário proprietário do extinto jornal O Ferreirense, quando adquiriu o serviço de alto-falantes que funcionava na praça Cornélio Procópio.

Em 1959, os proprietários do Serviço de Alto Falantes Primavera eram Arlindo Martins, Jorge Pedro Assef Júnior, José Klein Sobrinho e Alceu Cruz. Eles começaram tratar de conseguir autorização para instalação de uma emissora de rádio.

Em viagens à então capital federal, Rio de Janeiro, o grupo descobriu que já havia no município dois pedidos para instalação de uma emissora. Um, da Difusora de Porto Ferreira, do professor Mário Borelli Thomaz, e outro, da Rádio Nossa Senhora Aparecida, do padre Octaviano Antônio Pavesi.

O pedido da Difusora, por não atender prazo para entrega de documentos, foi cancelado. O padre Pavesi, porém, tinha grande possibilidade de conseguir a autorização. Os sócios do serviço de alto-falantes, então, se reuniram com Pavesi e ficou decidido que ele seria um novo sócio.

Em 1960, o Ministério das Comunicações do governo Juscelino Kubistchek autorizou o funcionamento da emissora. Em janeiro de 1961, o novo presidente, Jânio Quadros, cancelou as concessões do ano anterior, quando a rádio já funcionava em caráter experimental. Após a renúncia de Jânio Quadros, ainda em 1961, a emissora foi novamente autorizada a funcionar. Sua inauguração oficial foi somente em 29 de julho de 1962.

Joaquim Coelho Filho, empresário e ex-prefeito por duas gestões, compraria anos depois as cotas de Alceu Cruz. Na década de 1980 o empresário Nicolau de Vergueiro Forjaz, da Cerâmica Porto Ferreira, adquiriu as cotas de Coelho Filho e Assef Júnior. Posteriormente, estas cotas foram vendidas para Roberto Paulo Valeriani Ignatios, filho do ex-prefeito e empresário Syrio Ignatios. Ele e José Klein Sobrinho ficaram à frente da emissora até o início deste século, quando passou às mãos de um empresário de São Carlos.

No dia 31 de agosto de 2020 foi anunciado o final das transmissões ao vivo da Primavera. A emissora, porém, não saiu do ar. Continuou com uma programação de músicas e anúncios, mas tudo feito em computador, sem os radialistas.


Porto FM – A primeira emissora em FM (frequência modulada) do município foi a Rádio Ferreirense Ltda., que tem o nome fantasia de Porto FM. A ideia da emissora nasceu em meados da década de 1980, quando o então prefeito Dorival Braga e seu assessor Nelson Sebastião de Freitas começaram a articulá-la.

Em 1988, um edital de concorrência para autorizar uma emissora em FM em Porto Ferreira recebeu nove inscrições de empresas interessadas. Uma portaria, de 1989, do Ministério das Comunicações outorgou a permissão à Rádio Ferreirense Ltda. Depois dos trâmites burocráticos, em 5 de junho de 1992 a emissora foi instalada provisoriamente. Sua difusão efetiva deu-se em setembro de 1993.

O mesmo empresário são-carlense que adquiriu a Primavera AM também passou a controlar a Porto FM na primeira década deste século. Os estúdios da FM passaram a funcionar no mesmo prédio tradicional da AM, na rua São Sebastião, no Centro.