Após reforma, Cine Grêmio aguarda vistoria dos Bombeiros para reabrir as portas

Publicada no JORNAL DO PORTO dia 14-4-2022

Após reforma, Cine Grêmio aguarda vistoria dos Bombeiros para reabrir as portas

O Cine Grêmio Ferroviário Ferreirense está prestes a reabrir as portas. No período da pandemia de covid-19 o único cinema de Porto Ferreira foi obrigado a paralisar as suas atividades.

Neste período, segundo o presidente do Grêmio, o advogado José da Silva Gallego, foram realizadas algumas reformas no prédio, principalmente no forro e telhado, visando mais conforto e segurança para o público. Agora, a entidade aguarda pela vistoria e autorização do Corpo de Bombeiros para reiniciar suas atividades.

O Cine Grêmio completou 55 anos de fundação no último dia 26 de março. Durante este tempo, teve alguns períodos de inatividade. A última vez que paralisou as atividades antes da pandemia foi no ano de 2012.

Após uma longa reforma e obtenção de todos os alvarás necessários para o seu funcionamento, a reabertura aconteceu em novembro de 2018. O que foi interrompido novamente pela chegada da pandemia, há cerca de 2 anos.


Além da Sétima Arte – Nada nos fascina tanto quanto o cinema. Os efeitos, as trilhas sonoras, a performance dos atores e atrizes por trás de cada papel, as histórias com as quais choramos, rimos, levamos sustos e deixamos tantas outras emoções nos percorrerem. Mas o cinema não é só arte.

É também economia, política, cultura. Não apenas por lazer ou para relaxar. Através dos filmes, temos contato com pontos de vista e realidades diferentes das nossas próprias. Entendemos melhor sobre nossas emoções, e quanta variação de emoção nestas duas horas.

O cinema nos dá a possibilidade de sairmos do cotidiano para entrar em um mundo diferente.

Conhecemos mundos fantásticos ou assustadoramente reais, aprendemos sobre eventos históricos e sobre a cultura de lugares distantes, sobre a vida de pessoas do passado, podemos nos surpreender com reviravoltas e entender melhor o ser humano e suas motivações.

Temos acesso a uma experiência tecnológica que custa milhões pelo preço de um ingresso.

E o mais importante, entramos na mente de brilhantes criadores e contadores de histórias.

O cinema é importante porque conta histórias.