Vacinação contra a covid-19: Porto Ferreira ainda tem 12,8 mil pessoas com 2ª e 3ª doses atrasadas

Mais uma vez, Vigilância Epidemiológica faz apelo para que todos completem o esquema vacinal

Vacinação contra a covid-19: Porto Ferreira ainda tem 12,8 mil pessoas com 2ª e 3ª doses atrasadas

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira volta a fazer um apelo à parcela da população que está para a 2ª ou 3ª dose da vacina contra a covid-19 atrasada. De acordo com levantamento feito nesta segunda-feira (07/03), um total de 12,8 mil pessoas estão nesta condição, sendo 2.320 faltosos com a 2ª dose e 10.487, com a 3ª.

O número de faltosos é parecido com aquele divulgado em meados de fevereiro. O motivo de permanecer praticamente igual é que, naquele primeiro levantamento, os dados eram relativos à população acima dos 12 anos de idade. Agora, já engloba também as crianças de 5 a 11 anos.

No município, a parcela da população acima dos 5 anos de idade, que é chamada de população elegível, é formada por 52,8 mil pessoas, entre os cerca de 56,8 mil habitantes.

A primeira dose já foi aplicada em 49,2 mil pessoas, o que dá 93% do público elegível. Já a segunda dose atingiu 45,5 mil pessoas, ou 86% daqueles acima de 5 anos de idade. E, por fim, a terceira dose ou dose de reforço foi aplicada em 26,9 mil pessoas, ou 51% do público.

A VE reforça a importância de todos se vacinarem e completarem o esquema. Lembrando que outro levantamento sobre os óbitos registrados em Porto Ferreira em janeiro mostrou que 70% das mortes vitimaram pessoas que não estavam com o esquema completo. Todos eram idosos e tinham comorbidades.

Todas as vacinas são seguras e eficazes, inclusive para crianças. Independentemente da tecnologia utilizada, esses imunizantes foram testados, tiveram sua eficácia comprovada por meio de estudos, avaliados e reavaliados por cientistas, e são aplicados em larga escala no mundo todo.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos