70% dos pacientes que morreram por covid-19 em janeiro não tinham esquema vacinal completo

Todos eram acima de 60 anos e possuíam comorbidades; Vigilância alerta que há idosos faltosos com terceira dose de reforço

70% dos pacientes que morreram por covid-19 em janeiro não tinham esquema vacinal completo

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou um levantamento feito sobre os 10 óbitos ocorridos no mês de janeiro em Porto Ferreira, por conta da covid-19, e o grau de vacinação dos pacientes.

O primeiro dado importante é que todos possuíam comorbidades e eram idosos, com as seguintes idades: 60, 66, 70, 72, 77, 80, 84, 85 e 90 (dois pacientes). Foram cinco homens e cinco mulheres.

Deste total, apenas três possuíam o esquema vacinal completo para a faixa etária, ou seja, as três doses recomendadas. As idades deles eram 77, 80 e 90 anos, respectivamente.

Outros cinco pacientes contavam com duas doses, sem a terceira de reforço. Um paciente tinha tomado apenas uma dose. E ainda houve o óbito de uma mulher que não havia tomado nenhuma dose da vacina.

"Os números revelam a importância da vacinação para todas as faixas etárias, mas principalmente aos idosos, porque muitos já contam com outros problemas de saúde que se agravam com a covid-19", alerta a chefe da Vigilância Epidemiológica, Fabiola Correia Poiatti.

A Vigilância ainda divulgou outro dado preocupante: várias pessoas ainda não tomaram a terceira dose de reforço e com isso vem aumentando o número de atrasados. "Nós temos essa vacina disponível. Porém, se terminar não saberemos quando iremos receber outras doses, por já termos recebido para quem está no tempo certo de tomar", completou Fabiola.