BRK alerta para necessidade de uso consciente de água no verão

Apesar das chuvas recentes em Porto Ferreira, a onda de calor das últimas semanas aumentou o consumo de água, afetou os níveis dos reservatórios e sinalizou a importância da economia de água neste início de ano.

BRK alerta para necessidade de uso consciente de água no verão

Com as temperaturas já habitualmente elevadas durante o verão e, diante das fortes ondas de calor que atingiram a região sudeste nas últimas semanas, com máximas acima dos 33 graus em Porto Ferreira, o consumo de água no município também se elevou. A concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, registrou no início desta semana a baixa dos níveis dos reservatórios de distribuição em decorrência do alto consumo. Assim, a empresa, diante de seu compromisso com a população, volta a alertar para a necessidade de um uso mais consciente e sem desperdícios, especialmente neste verão.

Nos últimos dias de temperaturas mais quentes, o volume de produção de água em Porto Ferreira aumentou 8%. A média diária de produção no município é de 13,7 mil litros. A maior produção registrada neste mês já chegou a 15,7 mil de litros/dia. Isso significa que mais água precisou ser retirada/captada do rio Mogi Guaçu para ser distribuída à população em atendimento à alta demanda.

O gerente de operações da concessionária, Alex Zampieri, relembra que, após um 2021 atipicamente seco e de estresse hídrico em toda a região, se faz necessário um compromisso coletivo para a prática da economia de água.

"Trata-se de uma medida necessária e de interesse de todos, concessionária e população. Isso porque, apesar das chuvas terem retornado (mesmo que abaixo da série histórica), nossos mananciais ainda não estão plenamente recuperados. Vivenciamos no ano passado um longo período de estiagem. Agora, durante o verão, é o momento de agirmos coletivamente para conservá-los. E isso é possível pela prática de pequenas mudanças em nossas rotinas, com simples ações para evitar desperdícios", destaca.

A concessionária executa no município, desde o ano passado, ações preventivas de um plano de contingência, com objetivo de se antecipar às medidas que têm papel fundamental numa condição de agravamento da disponibilidade hídrica.

"Em 2021 aumentamos a capacidade de reserva de água tratada com a recuperação e operacionalização de um reservatório capaz de armazenar 200 mil litros de água tratada para abastecimento da região leste da cidade; reduzimos às perdas de água no sistema de distribuição, alcançando o menor índice de perdas (25%) desde o início da concessão; e incentivamos, de modo contínuo, a prática do consumo consciente pela campanha Jogando junto pela Água", pontua o gerente.

Para 2022, além de manter o acompanhamento dos dados climatológicos e o monitoramento do rio Mogi Guaçu, manancial de Porto Ferreira, a BRK segue com o plano de contingência mantendo sua rotina de serviços, obras e investimentos em todo o sistema de distribuição de água da cidade; com destaque para a instalação de um conjunto de bombas na captação de água do município que tem por objetivo atuar nos períodos prolongados de estiagem, quando há o rebaixamento do nível do rio, e, assim, garantir que não haja interrupções no processo de captação.

DICAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

· Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

· Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

· Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas dois milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

· Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.

· Varra as calçadas em vez de lavá-las. Jamais use a água da mangueira para "varrer" a sujeira.

· Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.

Outras dicas para um uso mais consciente de água estão disponíveis em https://jogandojuntopelaagua.com.br/. Neste endereço eletrônico, a BRK reúne todas as informações relacionadas ao tema, com dados atualizados das condições do rio Mogi Guaçu, índices pluviométricos do município e um detalhamento das ações da concessionária.